Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não Me Perturbe tem 10 milhões de cadastros, mas operadoras desrespeitam

Em 2019, as operadoras criaram o Não Me Perturbe, e agora, em 2022, a plataforma já alcançou a marca de 10 milhões de telefones cadastrados. Em suma, o serviço possibilita que as pessoas bloqueiem ligações de telemarketing de ofertas de crédito consignado, bem como das empresas de telecom. Entretanto, a iniciativa parece não funcionar: mesmo com o registro, os clientes seguem se incomodando com essas chamadas.

É provável que você também goste:

Operadoras de telefonia deverão bloquear ligações de robôs

Não Me Perturbe tem 10 milhões de cadastros, mas operadoras desrespeitam

A plataforma Não Me Perturbe foi criada depois da Anatel divulgar que ao menos 30% das ligações indesejadas possuem relação com serviços de telefonia.

Segundo a Conexis, entidade que representa as operadoras como a Claro, a Oi, a Vivo e a Sky, em torno de 3,5% de todas as linhas de celular e fixo do Brasil, estão inseridas no Não Me Perturbe.

Atualmente, o estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueios de chamadas de spam. Só lá existem 4,8 milhões de números registrados. Em seguida, aparece o Paraná, com 885,6 mil registros. Logo após está Minas Gerais, com 871,6 mil.

Ademais, o Não Me Perturbe é uma medida de autorregulação para melhorar a relação das operadoras com os seus consumidores. Entretanto, o cadastro parece não ser eficiente. De acordo com a Conexis, o Não Me Perturbe levou a uma significativa redução no número de reclamações na Anatel. Em suma, houve uma queda de mais de 20% nos registros. Entretanto, a própria Anatel afirma que a iniciativa do Não Me Perturbe foi insuficiente. Com isso, a agência criou o prefixo 0303, que será obrigatório para todas as chamadas de telemarketing.

A partir das regras mais intensas, o 0303 deverá ser seguido por qualquer categoria de empresa de telemarketing ativo, tais como empresas de telefonia, planos de saúde, banco, etc. A grande vantagem é que o consumidor pode pedir o bloqueio de todas as chamadas de spam, seja com a operadora ou por aplicativo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SpeedKingz / shutterstock.com