Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revisão do Bolsa Família: precisa ir no CRAS ou pode fazer online?

Descubra se você pode resolver a revisão do Bolsa Família online ou se é necessário comparecer pessoalmente ao CRAS. Saiba mais aqui!

Recentemente, muitas famílias brasileiras enfrentaram o cancelamento do Bolsa Família devido a constantes atualizações e revisões do cadastro. Assim, esse problema pode gerar muitas dúvidas, especialmente sobre o procedimento necessário para reverter essa situação.

Dessa forma, o processo de cancelamento geralmente está ligado a inconsistências no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, para resolver isso, os beneficiários têm à disposição duas opções principais: a atualização do cadastro via online ou diretamente em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Revisão do Bolsa Família

Portanto, no ambiente online, a praticidade é evidente. Através do aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS), é possível atualizar os dados sem sair de casa. Por outro lado, a opção de ir ao CRAS pode ser mais adequada para quem precisa de assistência direta, pois oferece suporte personalizado para resolver qualquer pendência.

Veja também:

O que é necessário para solicitar a aposentadoria proporcional?

Assim, vale destacar que as principais razões para cancelamento no Bolsa Família incluem a alteração da renda familiar que excede o limite máximo permitido, falhas na atualização do CadÚnico e o descumprimento dos critérios de elegibilidade, como a frequência escolar das crianças e a manutenção da carteira de vacinação em dia.

Celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site do programa aberto.
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Como atualizar seus dados corretamente?

Enfim, a atualização dos dados cadastrais é crucial e deve ocorrer a cada dois anos, ou sempre que houver mudanças significativas na composição familiar ou na situação financeira. Assim, confira abaixo um passo a passo para atualizar seu cadastro online:

  • Acessar o app Cadastro Único (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar a opção “Entrar com o Gov.br”;
  • Clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  • Seguir as instruções na tela.

Então, é importante destacar que depois de fazer o login, você poderá enfrentar três cenários, representados por banners de cores diferentes: vermelho indica um cadastro desatualizado; amarelo, um cadastro próximo da desatualização; e verde, um cadastro já atualizado.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com