Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revisão do FGTS pode liberar um bom dinheiro para trabalhadores

Ultimamente, muito tem se comentado sobre a revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), visto que a ação beneficia milhares de trabalhadores.

De acordo com a Loit, empresa responsável pela apuração de valores da revisão, os trabalhadores têm em média R$ 10 mil para receber. 

Contudo, vale ressaltar que este valor pode variar para mais ou para menos, uma vez que determinados fatores como o volume de depósitos no fundo, número de saque efetuados e saldo em conta podem influenciar na questão. 

Em suma, a revisão do FGTS solicita a substituição da TR (Taxa Referencial), usada para corrigir o saldo depositado no fundo. Esta correção é necessária, pois, além do índice não acompanhar a inflação, está zerado há anos. 

Neste sentido, o trabalhador está sendo prejudicado, uma vez que a TR zerada gera perda no rendimento do FGTS. Logo, os índices cotados para tomar o lugar da TR, são:

  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor; 
  • IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; 
  • IPCA-E – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial

Assim, vale ressaltar que o tema ainda aguarda decisão no STF (Supremo Tribunal Federal). A audiência decisiva pode acontecer a qualquer momento, porém, ainda não há uma data definida.

Quem tem direito à revisão do FGTS?

Se você trabalhou de carteira assinada entre 1999 e os dias atuais, pode ser que tenha sido prejudicado pela aplicação da TR. Dessa forma, saiba que pode acionar a justiça solicitando a revisão do FGTS. No entanto, é preciso avaliar se solicitar a revisão é vantajoso ou não. 

Além disso, lembre-se que quanto maior forem os salários recebidos e quanto maior for o tempo que o dinheiro ficou parado no fundo, maiores são as chances de um alto retorno. 

De qualquer forma, não esqueça de consultar um advogado de confiança para avaliar o seu caso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.