Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba os riscos de emprestar sua conta bancária para outra pessoa

As condenações podem incluir desde o pagamento de multas, até a prisão.

Alguma vez já te pediram para emprestar a sua conta bancária? Apesar de existir pessoas com boas intensões, há outras que podem usar a sua conta como laranja. Ou seja, dizem ter um dinheiro em mãos, e pedem para você depositá-lo em sua conta, e repassar o valor para um terceiro em troca de um pagamento. Apesar de parecer um “bom negócio”, é importante estar atento: você pode estar sendo usado em um problema grave. Confira abaixo, como funcional, e quais os riscos de emprestar a sua conta. 

Contas laranjas

Os laranjas são pessoas que disponibilizam os seus dados pessoais, tais como nome, CPF, e conta bancária, para que outras pessoas registrem bens. Ou ainda, podem movimentar dinheiro sem serem identificadas. Em suma, emprestar a conta para isso, bem como essa ocultação de bens, é crime. Assim, por traz de uma conta laranja, há uma prática ilícita, tais como lavagem de dinheiro, e esquemas de corrupção.

Dessa forma, ao usar uma pessoa como laranja, o criminoso está tentando esconder transações por trás de outras pessoas. Dessa forma, isso dificulta o trabalho de investigadores, e pode incriminar as pessoas que não sabiam que estavam fazendo parte de um esquema de fraude. Ou seja, o simples fato de emprestar a sua conta, por mais inocente que seja a sua intenção, pode te trazer problemas graves.

Além disso, os criminosos também podem criar empresas de fachada, conhecidas como empresas fantasmas. Ou ainda, são usadas para ocultar o patrimônio, bem como lavar dinheiro. Assim, embora pareçam estabelecimentos normais, suas atividades existem apenas para esconder as práticas ilícitas.

Quais os riscos de emprestar sua conta bancária para outra pessoa?

Em suma, um dos maiores riscos de emprestar os seus dados ou a sua conta, é que no caso de alguma dívida, é você quem sofre as consequências da negativação. Além disso, a Receita Federal tem várias plataformas de cruzamento de dados dos contribuintes. Ou seja, no caso de alguma movimentação associada ao seu nome, que não tenha compatibilidade com a sua renda declarada, você pode cair na malha fina.

Além disso, ao emprestar o seu nome para a abertura de uma empresa, sem que você seja sócio dela, é possível ter sérios problemas. Inclusive, você pode sofrer com a responsabilização por permitir o uso ilegal do seu nome.

Ou seja, quem participa de esquemas ao emprestar os seus dados ou contas, pode receber a acusação de ser cúmplice ou até coautor de crimes relacionados a estelionato, falsidade ideológica, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e atos de corrupção contra a administração pública.

Por fim, existe uma série de punições para as pessoas físicas e jurídicas, quando se envolvem como laranjas nos esquemas ilegais. As condenações podem incluir desde o pagamento de multas, até a prisão. Por isso, é importante nunca emprestar os seus dados por nenhum valor.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: