Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Robôs de atendimento odiado por brasileiros podem ter um fim

Possibilidade da revogação dos robôs de atendimento gera expectativa no consumidor brasileiro. Saiba mais sobre o tema!

A possibilidade de que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) trabalhe pela revogação do Decreto n. 11.034 de 2022, mais conhecido como Lei do SAC, gera expectativa no consumidor brasileiro. O público quer o fim dos robôs de atendimento.

Dificuldades como a impossibilidade de fornecimento de informações claras estão entre as reclamações frequentes de quem é atendido pela tecnologia. Assim, siga na leitura para saber mais sobre o assunto.

Senacon pode trabalhar no fim dos robôs de atendimento

Programados para oferecer respostas limitadas para perguntas também limitadas, os robôs de atendimento fazem um trabalho que antecede o atendente real, o ser humano, e em muitos casos gera a insatisfação do consumidor. Por essa razão, a Senacon considera a revogação do decreto do SAC. 

Com base no artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é assegurado o direito ao consumidor de receber “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”. 

À frente da Senacon há cinco meses, o advogado Wadih Damous, espera assegurar uma maior possibilidade de que os consumidores sejam atendidos por outros humanos ao invés dos robôs de atendimento. O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) trabalha no desenvolvimento de possíveis mudanças.

Geração de emprego

Em recente entrevista dada ao O Globo, o representante da Senacon, Wadih Damous explicou o intuito do órgão de defender o fim do decreto do SAC. 

“Hoje só se fala com robô e ninguém aguenta mais falar só com robô. Quero falar com gente. Nós estamos defendendo a revogação do decreto do SAC, que permitiu que se limite a 8 horas por dia a possibilidade de falar com humanos. Tem quem prefira falar com máquina, mas não é a maioria”, afirmou Damous.

Ainda, segundo o advogado, um estudo aponta que um novo decreto que colocasse fim aos robôs de atendimento geraria cerca de 200 mil empregos. Damous conclui dizendo que a Senacon tem se empenhado no aperfeiçoamento de uma minuta para apresentar a Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Imagem: Reprodução / Freepik