Roupas e Calçados ainda lideram lista de produtos comprados online; veja o ranking
As lojas presentes no ambiente online oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços aos consumidores. Confira!
Nos últimos anos, fazer compras online tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores. Ainda mais com o desenvolvimento de novas tecnologias que ampliam a praticidade e oferecem melhores condições. Não à toa, a modalidade tem sido por mais usada de 58% dos brasileiros, segundo a Opinion Box.
Em contrapartida, ao considerar as compras feitas nos últimos 6 meses, apenas 22% foram realizadas em lojas físicas. Outra informação que chama a atenção é que 85% dos entrevistados disseram que compram online pelo menos uma vez por mês. E mais, 3 em cada 10 fazem isso uma vez por semana.
Atualmente, existem diferentes tipos de canais digitais que realizam as vendas no ambiente digital. Além disso, é possível encontrar diversos tipos de produtos e serviços, com inúmeras opções e ampla variedade. Portando, confira na matéria a seguir os produtos mais comprados por plataformas online!
Produtos mais comprados em lojas online
Diante dessa realidade, de acordo com o estudo em questão, os produtos que são mais comprados pelas lojas online são:
- Roupas: 58%;
- Calçados: 43%;
- Eletrônicos: 43%;
- Artigos de higiene e beleza: 39%;
- Eletrodomésticos: 37%;
- Alimentos: 36%.
Em contrapartida, os consumidores disseram quais itens não compram na internet normalmente. Veja os mais citados.
- Óculos: 24%;
- Colchões: 23%;
- Artigos de pets: 21%.
Veja também: Magalu: marketplace cresce mais de 50% em um ano

Pesquisa para compras na internet
Por fim, vale destacar quais são os canais mais usados para pesquisas que antecedem as compras realizadas na internet. Isso porque é um aspecto comum e que influencia a preferência por compras online ao invés das lojas físicas. Confira:
- Google: 61%;
- Loja ou aplicativo que pretende comprar: 47%;
- Várias lojas que conhece: 40%;
- Sites de comparação de preços: 28%;
- Sites de reclamação e reputação: 27%.
Sob essa perspectiva, 65% dos brasileiros disseram que têm o costume de buscar informações nas redes sociais, sendo que o Instagram (67%) e o Youtube (51%) são as mais usadas para essa finalidade.
Imagem: William Potter/ shutterstock.com