Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sacar o FGTS na Caixa após pedir demissão é possível; veja como

Caixa possibilita o empregador a sacar o FGTS mesmo depois de pedir demissão por meio de serviço especial. Veja como pedir!

A Caixa oferece um serviço que possibilita que o funcionário saque o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) até quando pede demissão. Se trata da antecipação do saque-aniversário, uma modalidade de crédito onde o empregado tem direito a receber o valor referente ao seu tempo de serviço por até cinco anos após o início do seu investimento. 

No entanto, este empréstimo possui requisitos, e um detalhe no qual deve-se tomar cuidado. Quem não foi beneficiário dessa modalidade também consegue uma forma de participar, porém, com outro processo. Saiba mais como fazer!

Como sacar o FGTS na Caixa após pedir demissão?

De acordo com as normas trabalhistas, o empregador não possui direito ao FGTS caso pedir demissão. No entanto, quem optou pela modalidade de saque-aniversário consegue o valor antes do tempo previsto, de forma a conseguir o valor no período sem trabalhar. 

Veja também:

C6 Carbon: veja se vale a pena solicitar e como conseguir sem pagar anuidade

Mão segurando celular com Internet Banking Caixa aberto
Imagem: JERO SenneG / shutterstock.com

Para isso, o valor mínimo total de investimento precisa ser de R$ 500, e o cliente não pode receber menos de R$ 200 reais nos anos que escolher receber o valor. Porém, quem tentar tirar todo o valor do FGTS da Caixa após pedir demissão, ou mesmo se tentar sacar um valor parcial, terá o fundo de garantia bloqueado

Condições e como fazer 

Além dos valores mínimos de investimento e recebimento anual, o cliente da Caixa possui outros requisitos para sacar o FGTS antecipadamente, como: 

  • Já possuir maioridade (por idade ou emancipação); 
  • Ter o valor disponível para suprir a quantidade mínima do serviço; 
  • Estar regularizado na Receita Federal e na Caixa. 

Consultando a antecipação pelo app

O cliente pode verificar como funciona a antecipação no seu caso por meio do aplicativo da Caixa (Android e iOS). A simulação está disponível na aba de “crédito” dentro do app. Após a simulação, o funcionário pode escolher contratar o serviço. 

Por fim, vale ressaltar que essa opção não é válida para beneficiários da modalidade de saque-rescisão. Caso o empregado deseje pedir demissão com a antecipação, é necessário antes mudar para saque-aniversário, por meio do aplicativo do FGTS (Android, iOS).

Imagem: rafapress / Shutterstock.com