É possível sacar o FGTS sem o Cartão Cidadão e a senha?

0

Imagina você se dirigindo até uma agencia lotérica ou da Caixa Econômica Federal para fazer o saque do seu FGTS e quando chega lá, repara que não pegou o seu Cartão Cidadão ou esqueceu da senha? Ou ainda, o que fazer se você perdeu o seu cartão? Calma, pois há uma maneira de receber seu benefício mesmo sem o Cartão Cidadão ou sem a senha do mesmo.

É provável que você também goste:

Quais trabalhadores podem usar o novo saque digital do FGTS?

Adeus filas: Caixa libera saque digital do FGTS pelo aplicativo.

A utilização de crédito do seu cartão afeta o score? Saiba como calcular

Como sacar o FGTS sem o Cartão Cidadão e a senha?

Antes de mais nada, saiba que é fundamental você se identificar caso não tenha a senha ou o próprio Cartão Cidadão. A Caixa usa isso como uma medida de segurança, para que terceiros não tenham acesso ao seu dinheiro do FGTS.

Por isso, você pode se direcionar até uma casa lotérica ou uma agência da Caixa munido de um documento de identidade com foto, como o RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou ainda um documento de identidade funcional de entidade de classe, como a carteira da OAB para advogados, a CRM para médicos, a CRC para profissionais da contabilidade, o CREA para engenheiros e agrônomos ou o CRA para administradores.

Entretanto, é importante lembrar que quem apresentar apenas o documento de identidade para sacar o FGTS está limitado a retirar até R$ 100 nas casas lotéricas ou até R$ 998 nas agências da Caixa. Mas é uma boa alternativa, pois pelo menos o trabalhador não ficará totalmente desamparado no caso de estar sem seu Cartão Cidadão ou senha.

Correntistas podem receber o FGTS na conta da Caixa

Se você é um correntista da Caixa, saiba que não precisará do Cartão Cidadão para fazer o saque do benefício, haja vista que o valor do FGTS entra direto na sua conta, seja ela uma Poupança ou uma conta-corrente.

Como pedir uma segunda via do Cartão Cidadão?

Para não ter mais que sacar o FGTS sem o Cartão Cidadão no futuro, o ideal é você fazer um novo cartão. Isso porque você não precisará dele apenas para sacar o FGTS. Dentre os benefícios que são atrelados ao Cartão Cidadão estão o Seguro desemprego, Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), Abono salarial e o Bolsa Família.

Se você teve o seu Cartão Cidadão perdido ou roubado, pode solicitar uma nova via pelo telefone 0800-726-0207. Tenha em mãos o número do seu CPF e o Número de Inscrição Social (NIS) para agilizar o atendimento. Após terminar a solicitação do seu novo Cartão Cidadão, você deverá aguardar o prazo de 15 a 30 dias úteis para receber o novo cartão na sua casa. Você também pode escolher receber o cartão em uma agência próxima.

Também é possível solicitar uma nova via do Cartão Cidadão diretamente em uma agência da Caixa. Para isso, leve seu documento de identidade, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

Como solicitar uma nova senha do Cartão Cidadão

Se você esqueceu sua senha e acabou bloqueando ela em tentativas erradas, você pode resolver isso através do telefone 0800-726-0207. Na ligação, escolha a opção “desbloqueio do Cartão Cidadão” disponível no menu. Para desbloquear, converse com um atendente da Caixa e conte o que aconteceu.

Entretanto, se você ainda não desbloqueou seu novo cartão, deve cadastrar uma nova senha. Para isso, vá até uma agência da Caixa ou casa lotérica munido de um documento de identidade e o termo assinado, que pode ser baixado neste link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários
Carregando...