Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como acompanhar seu CPF e evite fraudes com o documento

Seguindo ESTAS dicas você saberá acompanhar o seu CPF e identificar qualquer movimentação suspeita; confira.

Expor o número do CPF, seja por descuido ou intenção, pode resultar em situações de fraude financeira e de identidade. Portanto, é crucial proteger e manter confidencial essa informação pessoal para evitar possíveis problemas.

Nesse sentido, é fundamental acompanhar seu CPF, evitando assim que você tenha prejuízos financeiros por causa dos golpes. Em vista disso, o CEO  da Exato Digital, Leandro Casella, comenta sobre algumas maneiras de prevenir esses golpes acompanhando seu CPF.

Como acompanhar o CPF?

Quanto a isso, o Casella destaca que é preciso evitar o compartilhar seus dados pessoais, para além do próprio CPF. Isso inclui, por exemplo, sites duvidosos ou perfis de redes sociais. Isso pode evitar que suas informações caiam em mãos erradas.

Sempre que você for fazer compras em lojas físicas e for solicitado a fornecer seu CPF, questione como esse documento será utilizado. Certifique-se de que seja estritamente necessário para a transação em questão.

Periodicamente, verifique o “status” do seu CPF para garantir que não haja irregularidades. Você pode fazer isso através de serviços oferecidos pela Receita Federal ou outros órgãos governamentais responsáveis pelo documento.

Mantenha o acompanhamento

O CEO orienta que você considere utilizar uma solução de verificação de antecedentes confiável. Assim haverá o monitoramento da sua situação financeira, bem como a identificação de possíveis problemas ou atividades suspeitas.

Veja também:

Afinal, como cadastrar cartões de crédito no programa Vai de Visa?

É aconselhável fazer o monitoramento do seu CPF pelo menos uma vez ao mês. Isso aumenta a probabilidade de detectar problemas com seu documento com rapidez, especialmente se você planeja utilizar seu CPF em transações financeiras, como solicitação de crédito, financiamentos ou locações.

Como manter o CPF seguro?

Golpistas frequentemente oferecem oportunidades de investimento, produtos ou serviços com promessas exageradas de lucro ou benefício. Portanto, pense bem antes de cair em uma promessa de lucro boa demais e fora da realidade.

Sempre verifique a autenticidade de quem está entrando em contato com você. Use fontes confiáveis para obter informações de contato e confira a identidade da pessoa ou empresa antes de revelar seu CPF.

Por fim, nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras, como números de CPF, cartões de crédito, senhas, ou detalhes de conta bancária por e-mail, telefone ou mensagens de texto. Faça isso somente quando houver certeza absoluta da legitimidade do pedido.

Imagem: rafapress / shutterstock.com