Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes em compras online geram prejuízo de quase R$ 400 milhões; veja como se proteger

Uma recente pesquisa indicou informações preocupantes sobre os golpes nos sites online; confira os dados revelados.

À medida que a tecnologia digital avança, por mais que a segurança também seja fortalecida, muitas pessoas ainda caem em golpes. As fraudes envolvendo compras em sites online continuam chamando a atenção e causando preocupação. 

Recentemente o AllowMe, que é uma plataforma de proteção a golpes e identidades digitais, se uniu ao site de vendas OLX para fazer uma pesquisa. Com isso, 3.289 golpes foram identificados, e juntos, eles somam um prejuízo de R$ 392 milhões. 

O que mais preocupa, nesse sentido, é a abrangência desse estudo. Ele considera apenas o período de janeiro a junho de 2023, em apenas 3 estados do país, todos no sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Qual produto mais faz vítimas de golpe?

Os produtos que mais apresentam ofertas falsas e fazem as vítimas caírem em golpes são os smartphones, sobretudo os modelos iPhone da Apple. Em segundo lugar, os videogames são visados, com destaque para a preferência pelos consoles da marca PlayStation. 

mulher com expressão de choque olha para celular e gesticula com uma mão
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Por fim, os computadores também estão na lista, embora em menor proporção em comparação com os smartphones e videogames. Isso demonstra a importância de estar atento à segurança ao adquirir esses produtos e tomar medidas para evitar fraudes e golpes.

  • Smartphones em geral – 34%, sendo 77% vinculados aos iPhones;
  • Videogames – representam 24% das fraudes, sendo 70% relacionados a Playstation e 23% relacionados ao Xbox;
  • Computadores – 12%.

Veja também:

Apesar do aumento em compras online, lojas físicas se mantêm fortes para os brasileiros

Principais tipos de fraudes também foram reveladas

A pesquisa revela, ainda, que o número de tentativas de roubo de contas é alarmante, com uma média de 2,6 ocorrências por minuto. Já em relação aos tipos de golpes, o “golpe da compra confirmada” lidera a lista, representando 31% dos casos.

Em segundo lugar, está a “invasão de conta”, com 25%, e, em terceiro lugar, o roubo de dados com 23%.

Imagem: fizkes / shutterstock.com