Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como bloquear o Pix em caso de roubo de celular

Segundo uma pesquisa da Mobile Time, mais da metade dos brasileiros já teve seu celular roubado/furtado. E, desde que o Pix foi popularizado no país, muitos entram numa “corrida contra o tempo” para bloquearem a ferramenta nos aplicativos quando algum furto acontece.

Caso não consigam, o aparelho pode ser bloqueado por quadrilhas especializadas que invadem contas bancárias, causando um prejuízo ainda maior às vítimas. 

Por isso, é extremamente importante saber o que fazer nesses momentos. Confira abaixo como bloquear o Pix quando necessário. 

Como bloquear o Pix?

Primeiramente, acione o banco imediatamente. Você pode fazer isso por telefones listados na internet ou por outros canais em sites das instituições financeiras. Geralmente, o banco costuma reter o dinheiro antes que ele possa ser transferido para contas laranjas e só é liberado após a solicitação do cliente. 

Em seguida, troque todas as senhas de aplicativos que contenham informações sensíveis como e-mails e redes sociais. Além disso, é importante notificar a operadora de celular para bloqueio de linha. Dessa forma, os criminosos não poderão entrar em contato com outras pessoas para aplicar golpes. 

Contudo, para bloqueio total do celular, a operadora pedirá informações pessoais, além do número do boletim de ocorrência e IMEI (registro de identificação do aparelho).

Dicas para evitar abordagens e roubo de celular

O telefone celular é o aparelho eletrônico mais roubado/furtado no Brasil. Devido a facilidade deste tipo de crime, a polícia registra diariamente vários furtos e roubos de equipamentos.

Por isso, separamos algumas dicas para você evitar certos tipos de abordagem e criminosos acabarem levando seu celular.

  1. Não deixe o dispositivo exposto em ruas de grande movimento ou transporte público;
  2. Cuidado ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial; 
  3. Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, não deixe o celular sobre a mesa ou balcão;
  4. Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular e de forma discreta.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com