Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como CANCELAR a função de saque-aniversário do FGTS

Você optou pelo saque-aniversário do FGTS e, agora, pretende cancelar os pagamentos? Clique e saiba como fazer e quanto você deve esperar!

A Caixa Econômica Federal oferece a opção retirar o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com o saque-aniversário, por exemplo, mas em muitos casos, você pode precisar cancelar o pagamento. Você sabe como realizar esse processo? Continue a leitura para saber mais!

Essa modalidade da Caixa permite ao beneficiário retirar uma parte do saldo da conta do FGTS anualmente, nos meses correspondentes à data do seu aniversário. No entanto, ela tem alguns critérios que você precisa seguir – e, também, alguns impedimentos, que podem ser decisivos para o cancelamento.

Como cancelar o Saque-Aniversário do FGTS?

saque-aniversário Caixa Tem
Imagem: antpkr / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Para quem já optou pelo Saque-Aniversário e deseja reverter a decisão, ou seja, cancelar, é crucial entender o processo. Isso porque, de acordo com decisão do próprio Fundo de Garantia, o usuário ainda será elegível para receber os valores do Saque-Aniversário durante o período de 24 meses.

Veja também: Aviso de dívida por SMS pode ser golpe; confira como identificar

Se o desejo for retornar para a modalidade Saque-Rescisão, por exemplo, isso pode ser feito a qualquer momento, no entanto, a mudança será efetiva no 1º dia do 25º mês após a requisição. Ou seja, se você cancelar o saque-aniversário do FGTS hoje, você só ficará apto a receber o saque-rescisão em dezembro de 2025.

Tem como sacar o dinheiro do FGTS de outra forma?

A Caixa permite a movimentação da conta do FGTS em situações previstas em lei. O usuário pode fazer a solicitação por meio do aplicativo do FGTS, direcionando para qualquer conta bancária de sua titularidade. No entanto, é preciso comprovar as necessidades: seja a rescisão do contrato de trabalho em demissão sem justa causa, ou em casos de doenças, por exemplo.

Além disso, também é possível utilizar o dinheiro que está no fundo para o financiamento de imóveis na região que você mora ou trabalha. No entanto, não é possível se dirigir à uma agência da Caixa e solicitar a retirada completa do valor que você possui no fundo. Por isso, muitas pessoas acabam optando pelo Saque-Aniversário, para ter acesso mais rapidamente ao valor que possuem.

Imagem: antpkr / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital