Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como consultar seu PIS pelo CPF e reivindique seus benefícios AGORA

Diversos trabalhadores possuem o número PIS e é possível consultá-lo através do CPF. Saiba mais informações!

Os trabalhadores brasileiros possuem diversos direitos, especialmente quando sua contratação se dá através da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). É o caso do Programa de Integração Social (PIS), sendo possível fazer a sua consulta através do número do CPF.

Trata-se de um abono salarial destinado aos funcionários que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640 em 2023). Saiba como fazer essa consulta para reivindicar seus direitos na sequência.

Como fazer a consulta do PIS pelo CPF, afinal?

Carteira de trabalho com várias notas de 100 e 50 reais dentro
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O trabalhador interessado pode fazer a consulta do seu PIS pelo CPF utilizando os serviços do sistema Meu INSS pelo site ou aplicativo (Android, iOS). Essa plataforma centraliza diversos tipos de consulta, como a conferência do tempo de contribuição por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), entre outras informações.

Ainda, no Meu INSS é possível identificar o número do PIS na Carteira de Trabalho, nas versões impressa e digital. Ademais, a consulta do PIS pelo CPF também pode acontecer através do Banco do Brasil acessando o aplicativo (Android, iOS) ou site. Nesse caso, basta acessar a plataforma do BB e buscar pela opção “Acesse sua conta” ou “Internet Banking”. 

Outra alternativa é a consulta por meio da Caixa Econômica Federal. Mas antes, é preciso verificar os horários de funcionamento da central e ter em mãos o número do CPF para consultar o PIS.

Benefícios do PIS ao trabalhador

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 com o objetivo de integrar o trabalhador do setor privado com o crescimento da empresa. Nesse sentido, no momento do seu registro em carteira, é atribuído ao trabalhador um número PIS.

Veja também:

Aprove HOJE seu benefício de BPC em poucos minutos; saiba como

Logo, consultar essa informação pelo CPF é uma maneira de o empregado ter acesso a diversos benefícios, sendo o principal o abono salarial. Para usufruir desse direito, no entanto, é necessário possuir um CPF regular, pois a existência de outros status para este documento pode impedir o recebimento de benefícios sociais.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com