Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como funciona o golpe do PIX agendado

Confira como funciona e como se proteger do novo golpe do Pix agendado.

Consumidores agora também deve seguir atentos ao novo golpe do Pix Agendado, que tem feito diversas vítimas no país. Essa modalidade criminosa já ganhou até uma “central de atendimento”, para passar mais credibilidade aos usuários.

Nesse golpe, as vítimas recebem uma ligação ou gravação falsa, que se passa pelo banco da vítima, informando que um Pix de valor alto foi agendado em sua conta. O criminoso, então, oferece ‘ajuda’ para cancelar a transação, conduzindo a vítima a fazer uma nova transferência. Contudo, o dinheiro na verdade vai para a conta do fraudador.

Mas como o golpe do Pix agendado realmente funciona?

Celular com o nome PIX na tela inicial, sobre algumas cédulas de dinheiro e moedas.
Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com

Basicamente, o golpe começa com uma mensagem de texto ou voz, comunicando que houve uma suposta compra no cartão ou que um Pix foi agendado, ambos envolvendo um alto valor. A mensagem inclui um número de telefone para contato, geralmente um 0800.

Veja também:

Está com nome sujo? Veja como mudar esta situação agora

Quando a vítima liga, ela acaba falando com o golpista que se passa por um atendente do banco. O criminoso, assim, orienta a vítima a retirar o dinheiro da própria conta e repassar para outra que ele indicará, sob a falsa garantia de devolução do dinheiro.

No entanto, neste momento, não há nenhuma previsão de que este valor irá cair, de fato, na sua conta depois. Uma vez que você realiza o depósito, o dinheiro vai para a conta dos criminosos e é assim que o golpe atinge seu objetivo.

Quais são as medidas para evitar esse golpe?

Primeiramente, é importante se manter alerta e nunca fornecer informações sigilosas por telefone, especialmente se não foi você que iniciou a ligação. Além disso, vale lembrar que o Pix agendado é algo feito manualmente por você, no aplicativo da sua instituição financeira.

Os bancos não iniciam o contato por meio de mensagens de texto ou pelo WhatsApp, por isso é sempre importante entrar em contato pelos meios oficiais. Algumas instituições, ainda, permitem que você denuncie o número e o tipo de golpe, para melhorarem a proteção aos clientes. Como, por exemplo, o serviço Alô Protegido, do Nubank.

Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com