Alô Protegido: saiba como funciona este novo recurso do Nubank
Conheça o Alô Protegido, novo recurso de segurança do Nubank que promete ajudar os seus clientes. Clique aqui e veja como funciona!
O Nubank lançou um novo recurso para dar ainda mais segurança aos seus clientes. Trata-se do “Alô Protegido”, ferramenta que ajuda a combater golpes financeiros que podem ocorrer por chamadas telefônicas. Ela é capaz de bloquear de forma automática ligações suspeitas de falsas centrais de atendimento.
O lançamento do Alô Protegido do Nubank acontece poucos dias após o aumento de relatos de clientes que foram vítimas de golpes por ligações de uma falsa central do banco. Inclusive, na semana passada, o Procon de Tubarão (SC) emitiu um alerta sobre o golpe da compra não reconhecida, que fez um consumidor perder mais de R$ 8 mil.
Novo recurso faz parte da ação de segurança do Nubank
Segundo o Nubank, a novidade faz parte da ação #PareceMasNãoÉoNubank, que alerta para situações comuns que podem parecer do Nubank, mas não são. A empresa não é a primeira a oferecer esse tipo de serviço aos usuários. Em um primeiro momento, a proteção de chamadas telefônicas suspeitas foi lançada para clientes com sistema Android.
“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes”, disse Fabiola Marchiori, VP de engenharia da empresa. De acordo com ela, a intenção é disponibilizar alertas inteligentes e fazer o bloqueio das ligações automaticamente, evitando que os clientes se tornem vítimas.
Veja também:
Caixa Tem paga R$ 850 no dia 17/11; saiba quem está na lista de contemplados

Como funciona o novo recurso?
Em suma, com o Alô Protegido ativado, o aplicativo do Nubank pode bloquear a ligação de uma falsa central que utiliza o número do banco. Neste momento, são bloqueadas as chamadas nas quais os criminosos “camuflam” o telefone de origem da ligação, trocando pelo número de contato da empresa.
Apesar de benefícios como o bloqueio inteligente e o suporte ágil verificado, o recurso é uma camada adicional de segurança. Sendo assim, em caso de dúvida, recomenda-se que o cliente desligue a chamada e procure a fintech através de canais oficiais. Ela não pede para que os clientes instalem aplicativos, façam transferências ou troquem senhas por ligação.
Veja como ativar o Alô Protegido do Nubank
- Acesse o aplicativo do Nubank (Android ou iOS);
- Vá para o menu “Segurança”;
- Toque na opção “Alô Protegido”;
- Clique no botão para ativar o recurso e, posteriormente, em “Permitir” para autorizar o gerenciamento de ligações pelo app do banco.
Imagem: Miguel Lagoa / shutterstock.com