Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como manter os seus benefícios em dia de forma online no CadÚnico

Com a necessidade da atualização dos dados do CadÚnico a cada dois anos, saiba como realizar o procedimento de forma online!

Os escritórios de Assistência Social por todo o Brasil estão recebendo alertas de que diversos cidadãos têm que atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Vale frisar que essa etapa é primordial para continuar tendo acesso a programas sociais como o Bolsa Família, a Tarifa Social e o Vale-Gás.

Contudo, muitos cidadãos estão desinformados sobre a opção de realizar essa operação online. Saiba mais informações sobre esse procedimento na sequência!

Entenda o que é o CadÚnico

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo do CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

O CadÚnico é uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no Brasil. O instrumento permite ao Estado compreender em maior profundidade a realidade socioeconômica dessa população. Informações sobre a composição familiar, características do domicílio, escolaridade, situação de trabalho e renda são alguns dos dados que devem estar presentes no cadastro.

É importante salientar que a atualização dessas informações é obrigatória. Assim, ela deve ocorrer a cada dois anos ou sempre que ocorrerem alterações significativas nas informações familiares.

Realizando a atualização dos dados pela Internet

Para facilitar a correção e atualização cadastral dos cidadãos, evitando assim visitas desnecessárias aos órgãos de assistência social, o Ministério da Cidadania desenvolveu o CadÚnico online. Este pode ser acessado por meio do aplicativo Cadastro Único (Android, iOS) ou pelo site oficial.

Para atualizar as informações no CadÚnico online, é necessário que o responsável familiar acesse o site, insira seu CPF e a senha cadastrada. Se não houver alterações nas informações familiares, é possível simplesmente confirmar as informações anteriormente fornecidas. Contudo, se houver alterações, o responsável deve procurar uma unidade do CRAS para regularizar a situação.

Veja também:

Mais de 100 mil novas famílias recebem o Bolsa Família neste mês; confira

Por fim, os documentos necessários para atualizar o CadÚnico são: RG ou certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de renda dos últimos três meses e declaração escolar das crianças e jovens da família. Além disso, também é necessário fornecer a carteira de trabalho.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com