Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como sacar mil reais pela Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal oferece um saque extraordinário no qual o trabalhador pode conseguir mil reais ou mais do FGTS. Isso é possível por meio do Saque Calamidade, disponível para os moradores de municípios listados que sofreram perdas e prejuízos com desastres naturais. 

Os principais alvos desse novo saque são os moradores da região Sul do Brasil, que sofreram com as fortes chuvas na região. No entanto, alguns municípios estão perto do prazo para pedir o valor especial. Confira maiores informações a seguir. 

Caixa libera saque de mil reais 

Com o Saque Calamidade, os moradores que sofreram com chuvas, enchentes e outras devastações por conta de eventos naturais conseguem sacar não somente mil reais, mas até R$ 6.220 do FGTS por desastre. No entanto, não é possível fazer esse tipo de saque duas vezes em menos de 12 meses. 

Em lista atualizada no último dia 10, o FGTS informou alguns municípios que estão próximos do prazo para solicitar o benefício. Os moradores de Coronel Domingos Soares (PR) e de Pinhão (PR) e Pelotas (RS), por exemplo, podem solicitar até o dia 27 deste mês. Enquanto isso, a data limite para os habitantes de Garuva (SC) é dia 20.

Veja também: Saiba como receber o BPC e Bolsa Família JUNTOS

Mão segurando celular com aplicativo do FGTS na tela inicial.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Solicitação Saque Calamidade

O governo oferece a opção de solicitar pelo aplicativo do FGTS mediante o passo a passo abaixo: 

  1. Vá em “Meus Saques” e depois em “Outras situações de saques”;
  2. Aponte “Calamidade pública” como motivo; 
  3. Em seguida, informe seu município; 
  4. Declare por onde deseja receber o valor (saque ou conta digital); 
  5. Por fim, envie os documentos solicitados e aguarde o tempo de análise.

A Caixa também oferece o serviço por meio dos bancos com atendimento presencial mediante a apresentação de alguns documentos, como comprovante de residência, documento com foto e Carteira de Trabalho. O morador tem direito apenas em casos onde o governo reconhece o estado de calamidade da região.

Para saber mais detalhes da solicitação pela Caixa e qual a data limite para conseguir os mil reais, consulte o site do FGTS

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com