Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba Como Tirar a 2ª Via do RG Sem Sair de Casa em Minutos!

Quer saber como solicitar a 2ª Via do RG sem sair de casa? Neste artigo, nós te contaremos como fazer isso. Clique e veja!

A perda, roubo ou necessidade de atualizar a foto do Registro Geral (RG) pode levar à necessidade de solicitar uma segunda via do documento. Em diversos estados brasileiros, esse serviço pode ser solicitado pela internet, embora o processo de emissão, valor e órgãos responsabilizados possam variar.

Não são todos os estados que oferecem a opção de tirar a 2ª via do RG online. Em muitos casos, é possível realizar apenas o agendamento ou um pré-atendimento pela web. Desse modo, você pode se poupar de um transtorno bem maior fazendo esse procedimento.

No entanto, nem todo mundo sabe que isso é possível. Se você quer saber como funciona, continue lendo e confira as informações que reunimos para você.

2ª Via do RG: isenção, documentos necessários e outras informações

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com

Alguns estados podem isentar o pedido de segunda via de taxas em casos específicos. Por exemplo, para maiores de 60 anos, beneficiários de programas sociais, vítimas de roubo ou furto com apresentação do Boletim de Ocorrência ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para solicitar a segunda via do RG, pode acontecer a exigência de alguns documentos. No entanto, caso não haja alteração de dados em relação ao RG original e os sistemas estaduais estejam atualizados, pode ser que a apresentação de documentos não seja necessária.

Nas solicitações pela internet, esses documentos e fotos podem ser enviados em formato digital. Vale destacar que, em alguns estados e casos, é possível realizar o pedido integralmente pela internet.

Nova Carteira de Identidade Nacional

A mudança do antigo Registro Geral (RG) para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou em diversos estados, e todos os cidadãos deverão fazer a substituição até 29 de fevereiro de 2032. A nova CIN possui prazos de validade específicos para diferentes faixas etárias, fazendo com que seja necessário renovar o documento em períodos determinados.

Veja também:

Limite de faturamento do MEI continua igual em 2024? Saiba mais

Enquanto o RG não possui um prazo de validade determinado por lei, a CIN estabelece situações que obrigam a renovação do documento. Portanto, para atualizar para o novo formato de identificação, é preciso aprender como solicitar a sua CIN.

Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com