Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba consultar se você receberá pagamento da Receita Federal em 29/02

A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual do Imposto de Renda. Saiba como verificar sua restituição e quem tem prioridade.

A Receita Federal divulgou que estará liberando a consulta a um lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) nesta quinta-feira (22). Sendo assim, a partir das 10h, cerca de 208.323 contribuintes terão o acesso liberado para verificação.

Desse modo, este lote de devoluções conta com um montante de R$ 304.097.055,72 destinado a esses contribuintes. Ademais, a fase de crédito bancário tem agendamento para ocorrer em 29 de fevereiro.

Da quantia total que será devolvida, R$ 208.947.803,22 já têm destino certo: aqueles contribuintes que, por lei, têm prioridade de recebimento. Portanto, veja abaixo quem recebe esse pagamento da Receita Federal!

Lote residual da Receita Federal

Celular com a tela exibindo app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. O aparelho está em cima de diversas notas de reais.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Primeiramente, a categoria de prioridade para recebimento do pagamento da Receita Federal inclui 3.155 idosos acima de 80 anos, 25.536 pessoas entre 60 e 79 anos e 3.351 cidadãos portadores de alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Além disso, 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda provém do magistério. Ademais, outras pessoas que não fazem, especificamente, parte desse grupo prioritário, mas que puderam optar pelo recebimento prioritário também estão inclusas neste lote.

Assim, esse grupo é composto por outros 88.857 cidadãos. Dessa forma, trata-se, por exemplo, daqueles que fizeram uso da declaração pré-preenchida da Receita Federal ou escolheram receber a restituição via Pix.

Consulta

Os contribuintes que estão aptos a realizar a consulta à restituição liberada neste lote residual podem acessar a página da Receita Federal na internet. Para isso, devem clicar em “Meu Imposto de Renda” e seguir para “Consultar a Restituição”.

Por meio do e-CAC, é possível fazer uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, acessando o extrato de processamento. Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode realizar a retificação.

Veja também:

Caixa e INSS se unem para fazer parceria que garante casa própria aos segurados

Além disso, pode-se fazer a consulta também através do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones (Android e iOS). Sobre o pagamento, credita-se o valor correspondente à restituição diretamente na conta bancária informada no ato da declaração ou por indicação de chave Pix.

Imagem: rafapress / shutterstock.com