Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quanto custa morar sozinho

0

Ir morar sozinho é um grande sonho para diversos jovens que buscam conquistar uma maior liberdade. 

Por isso, essa mudança deve ser planejada financeiramente e pensada com cuidado devido às crises econômicas que o país tem enfrentado. 

Sendo assim, vamos listar as principais despesas que devem ser consideradas antes de tomar essa decisão e como organizar o seu orçamento mensal.

Quais são as principais despesas 

Apesar de ser difícil estipular um valor fixo de quanto custa morar sozinho devido às diferentes condições de vida do nosso país, a principal despesa a ser considerada antes de se mudar é o aluguel.

O preço varia dependendo do bairro que deseja morar e se você escolhe por uma casa ou apartamento. Por isso, é importante pesquisar um local em que o valor caiba no seu orçamento. 

Ao procurar por uma casa, verifique se o imóvel está em boas condições, o preço da taxa do IPTU e, caso opte por um apartamento, confira o valor do condomínio

Também é necessário calcular o quanto você vai gastar com as compras do mercado e itens para mobiliar a sua casa. Você pode comprar móveis de segunda mão para economizar. 

Além dos gastos com a habitação, é preciso levar em conta os custos com serviços da casa, como água, luz, internet e gás, e outras despesas extras, como cartão de crédito, plano de saúde, lazer, vestuário, transporte, academia, entre outras despesas variáveis.

O ideal é que seus gastos com a moradia e habitação não cheguem a 30% do seu rendimento mensal. 

De acordo com o site Foca no Dinheiro Neon, morar sozinho deve custar mais de R$ 3 mil, dependendo da região que escolher se mudar. 

 

Planejamento financeiro antes da mudança 

Como foi dito acima, é muito importante se organizar financeiramente antes de ir morar sozinho para não acumular dívidas 

Por isso, é necessário anotar seus gastos e calcular uma estimativa de quanto você gastará por mês com base nos custos de moradia, contas da casa, entre outras dívidas. 

Procure em sites de aluguel de imóveis para estabelecer uma média de preços e se vale mais a pena alugar uma casa ou apartamento. 

Você pode criar uma planilha de gastos para começar a economizar antes da sua mudança, juntando um dinheiro para comprar seus móveis ou para pagar as primeiras parcelas do aluguel. 

Dessa forma, ao planejar a sua vida financeira, fica mais fácil realizar sua mudança.

 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -