Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Salvar senhas no celular facilita roubo via apps de banco, afirma Febraban

Confira algumas dicas para cuidar melhor de suas senhas.

0

Os golpes de quadrilhas que furtam celulares e acessam as contas bancárias das vítimas chamaram a atenção do Procon-SP. A entidade notificou os bancos, as fintechs e as associações bancárias, bem como as fabricantes de celular Apple, Samsung e Motorola. Em contrapartida, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que a maior parte dos criminosos usam as informações salvas no aparelho. Ou seja, muitas das vítimas tinham gravado as senhas no celular. 

É provável que você goste também:

Criptomoedas alternativas, Altcoins ganham destaque entre os investidores

Saiba como se proteger do roubo de celular e limpa de conta bancária

Aprenda a cadastrar o cartão Nubank para pagamentos no WhatsApp

Salvar senhas no celular facilita roubo via apps de banco, afirma Febraban

De acordo com a Febraban, não há falhas de seguranças nos aplicativos de bancos, já que os dados não ficam armazenados nas plataformas. Segundo a associação, os apps das instituições financeiras tem “o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização”.

Além disso, a Febraban diz que não ocorreu, por enquanto, episódios de violação de segurança de nenhum aplicativo usado por bancos, que exigem uma senha pessoa para serem acessados. A associação afirma que os softwares têm “o que existe de mais moderno no mundo” em relação à proteção de conta bancária de seus clientes.

Não repita uma senha para acessar apps bancários

Segundo a Febraban, grande parte dos roubos ocorrem em espaços públicos, enquanto as pessoas usam os seus aparelhos. “Dessa forma, os criminosos têm acesso ao celular já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites”.

Para se proteger de golpes, é necessário ter alguns cuidados, tais como jamais armazenar senhas no celular, nem informações de login nos apps de transações financeiras. Além disso, é importante ter uma senha para desbloquear esse tipo de plataforma. E não deixe que os navegadores de internet lembrem dessa senha. 

Por fim, outra medida importante é não anotar as senhas em blocos de notas, muito menos enviá-las por e-mail ou WhatsApp. Além disso, não é aconselhável repetir senhas em apps de banco. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: FOTOKITA / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...