Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander fará pagamentos em 29 de setembro; veja se você está na lista e quanto vai receber

Santander anuncia novos pagamentos no dia 29 de setembro. Clique aqui e saiba se você está na lista e quanto pode receber!

Em setembro de 2023, o Santander anunciou um pagamento previsto para 29 de setembro que deixa todos os bancários animados. Assim, para saber quanto você receberá desta vez, continue a leitura!

O pagamento em questão refere-se ao PLR (Participação nos Lucros e Resultados), em que os bancários recebem, desde 1995, uma parte de todos os lucros da empresa. O direito foi constituído pelo Sindicato, e está em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Veja quanto você receberá de PLR do Santander

Fachada de unidade do banco Santander, responsável pelo pagamento do PLR.
Imagem: Manuel Esteban / shutterstock.com

Neste ano de 2023, os bancários receberam um reajuste de 4,58% (mais 0,5% de aumento real) em toda a categoria. Assim, o banco irá realizar a antecipação do pagamento dos lucros, sendo a primeira metade agora em setembro. A outra, com os lucros já consolidados, em março do ano que vem.

No Santander, o cálculo segue a definição da CCT. Neste ano, então, o reajuste já está incluso sobre os salários, no valor fixo e na parcela adicional. Dessa maneira, acontece a seguinte forma: primeira parcela leva em consideração 54% do salário + valor fixo.

Já a segunda parcela segue a fórmula: 90% do salário + valor fixo, subtraindo do valor da antecipação. No entanto, este valor pode ser majorado ou diminuído, a depender do lucro do banco no ano base. Além disso, ainda há a distribuição de 2,2% do Lucro Líquido como parcela adicional, sem teto para a distribuição.

O PLR é direito do bancário

Em 1995, com a Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, o Sindicato dos Bancários conquistou o direito de receber a Participação nos Lucros e Resultados em todos os maiores bancos brasileiros – privados ou públicos.

Veja também:

Shopee, Mercado Livre e Amazon divulgam notícia incrível para todos os brasileiros

Dessa maneira, todos os anos, bancos como Santander, Bradesco e Itaú depositam os valores aos bancários, que podem usufruir desse dinheiro para uma elevação da remuneração atual.

Atualmente, de acordo com a lei 10.101/2000, há a determinação do pagamento após acordo entre os patrões e empregados, sendo a dos bancários pela renovação da CCT.

Imagem: Manuel Esteban / shutterstock.com