Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que significa SAQUE DEP COD 60 e SAQUE JAM COD 60 do FGTS?

0

Muitos trabalhadores deram uma conferida no extrato do FGTS e tiveram uma surpresa na última semana com os códigos SAQUE DEP COD 60 e SAQUE JAM COD 60. Afinal, o que significam estes códigos? Tire as suas dúvidas aqui neste artigo.

O que significa SAQUE DEP COD 60 e SAQUE JAM COD 60 do FGTS?

A Caixa Econômica Federal utiliza uma nomenclatura técnica específica para cada tipo de operação, e inclusive o FGTS faz parte disso.

Dessa forma, mesmo aparecendo a expressão “saque” no SAQUE DEP COD 60 e SAQUE JAM COD 60, isso não quer dizer necessariamente que o seu dinheiro foi sacado, e sim que os valores ficarão disponíveis na data que aparece ao lado para você.

Neste sentido, presumimos que o código 60 é referente ao saque-aniversário. Portanto, os trabalhadores que escolheram o primeiro dia útil para o pagamento, começarão a receber à partir do dia seguionte os valores correspondentes ao saque imediato, sempre que cair em feriado.

Para exemplificar, a data que consta ao lado do seu extrato é o dia que o valor estará liberado. Confira a imagem logo abaixo.

SAQUE DEP COD 60

Sobre o saque-aniversário do FGTS

Por fim, cabe ressaltar que a migração para a modalidade saque-aniversário não é obrigatória. Quem não optar pela adesão permanecerá na regra do saque-rescisão (possibilidade de retirada do saldo apenas em caso de demissão, aposentadoria, doença grave ou compra da casa própria).

Ou seja, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário não conseguirá fazer o saque do saldo do FGTS se for demitido pelo empregador sem justa causa.

Confira o calendário de pagamentos para o saque-aniversário do FGTS em 2021, de acordo com o mês de nascimento:

  • Janeiro: de janeiro a 31 de março de 2021
  • Fevereiro: de fevereiro a 30 de abril de 2021
  • Março: de março a 31 de maio de 2021
  • Abril: de abril a 30 de junho de 2021
  • Maio: de maio a 30 de julho de 2021
  • Junho: de junho a 31 de agosto de 2021
  • Julho: de julho a 30 de setembro de 2021
  • Agosto: de agosto a 29 de outubro de 2021
  • Setembro: de setembro a 30 de novembro de 2021
  • Outubro: de outubro a 31 de dezembro de 2021
  • Novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
  • De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

Como optar pelo saque-aniversário?

Se você deseja optar pelo saque-aniversário, pode fazer a opção pelo aplicativo do FGTS (Android ou iOS, e aqui neste site. Além disso, é possível fazer a solicitação no internet banking da Caixa ou mesmo nas próprias agências.

Dessa forma, trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu nascimento poderão receber o valor no mesmo ano da solicitação. 

Cabe ressaltar que essa migração não é obrigatória. Ou seja, se você não fizer a adesão, permanecerá na regra do saque-rescisão, que permite acesso ao fundo para compra da casa própria, aposentadoria e em casos de demissão sem justa causa.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: rafapress via shutterstock

- Publicidade -

Comentários
Carregando...