Conforme entrevista de Roberto Campos, presidente do Banco Central (BC) à Globonews, o BC quer ampliar a possibilidade de saque. A ideia é que os clientes possam fazer saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais, e não somente em bancos ou caixas eletrônicos. O objetivo da mudança seria, principalmente, beneficiar a população de cidades pequenas, que tem menos acesso a caixas eletrônicos.

É provável que você também goste:

Depois de ano espetacular, Banco digital BS2 amplia patrocínio com o Flamengo.

Itaú fechou quase 400 agências em 2019, o plano é seguir fechando mais em 2020?

Paulo Guedes afirma que dólar alto é bom porque “doméstica estava indo para a Disney”.

Como funcionaria o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais?

Se a medida for aprovada, o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais ocorrerá da seguinte forma: primeiramente, o cliente usa o cartão do banco para efetuar o saque no caixa do estabelecimento, onde as compras costumam ser pagas. Esse processo funciona como se o cliente estivesse “comprando” dinheiro do caixa, ou seja, o cliente pagará uma taxa a mais para o estabelecimento. O valor dessa taxa, no entanto, ainda não foi definido.

De acordo com Campos, além de beneficiar a população, essa medida também é vantajosa para os estabelecimentos comerciais. Afinal, tendo menos dinheiro em espécie no caixa, o custo com transporte de valores diminui. Vale lembrar o comércio paga as transportadoras de valores para levar o dinheiro das vendas até o banco; portanto essa novidade reduziria esse custo para os comerciantes. Outra vantagem sem dúvida é a redução do risco de assaltos, visto que o estabelecimento terá menos dinheiro em caixa para ser roubado.

Por fim, o presidente do BC afirmou que os estudos sobre essa nova medida ainda estão sendo feitos, não havendo ainda uma previsão de implementação dessa nova forma de saque.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: George Rudy, via Shutterstock.