Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer o saque do valor retroativo do Pis/Pasep?

Para ter acesso ao valor retroativo, o beneficiário precisa procurar a instituição financeira responsável pelo pagamento do seu PIS/Pasep.

Encerrou no dia 30 de junho o resgate dos valores referentes ao PIS/Pasep de ano-base 2019. Em suma, muitos trabalhadores têm direito ao benefício. Entretanto, não realizaram o saque a tempo, e dessa forma possuem um valor retroativo a retirar. Confira abaixo como realizar o saque retroativo.

Como fazer o saque do valor retroativo do Pis/Pasep?

De acordo com a Resolução 838, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o trabalhador que não saca o dinheiro a tempo ainda tem direito ao benefício. Em suma, o cidadão tem o prazo de até 5 anos para sacar o valor retroativo. Desta forma, o benefício, não sacado, vai estar disponível para pagamento no calendário do ano que vem, que deve iniciar em janeiro.

Para ter acesso ao valor retroativo, o beneficiário precisa ver como ocorre o procedimento de pagamento na instituição financeira em que ganha o PIS/Pasep. Em suma, apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizam os pagamentos. 

O trabalhador pode contatar os bancos de diversas formas para ter acesso ao valor retroativo. A Caixa efetua o pagamento do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada. Para entrar em contato com a Caixa, é possível através do app Caixa Trabalhador (Android | iOS) e o site. Ou ainda, entrar em contato com a central atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para consultar o pagamento do abono salarial Pasep, o servidor público pode entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Consulta ao PIS/Pasep

Os profissionais que tem acesso ao valor retroativo do PIS precisam consultar o NIS. Já os trabalhadores do Pasep, precisam ter o NIT. Os números podem ser localizados na Carteira de Trabalho, ou no extrato do FGTS. Entretanto, se você não tem nenhum desses documentos, é possível acessar os números pelo site. Confira abaixo, como proceder.

  1. Acesse este site;
  2. Logo após, toque em “Cidadão”;
  3. Em seguida, clique em “Inscrição”;
  4. Depois disso, toque em “Filiado”;
  5. Feito isso, é necessário digitar os seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF);
  6. Por fim, o número vai aparecer no canto direito da tela.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com