Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de Lei libera saque do FGTS para segundo imóvel

Confira mais sobre a medida, que ainda está sendo estudada por senadores.

Na última quarta-feira (15), os senadores discutiram sobre a aprovação do Projeto de Lei 2.967/2019. Em resumo, essa PL possibilita aos trabalhadores o saque de recursos do FGTS no caso da compra de um segundo imóvel.

Atualmente, a regra diz que o trabalhador pode utilizar o FGTS apenas para construção, compra, quitação ou amortização de uma única residência. Porém, com a medida, o trabalhador poderia movimentar os valores para adquirir um segundo imóvel. Para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Como acessar o Caixa Tem para os saques de até R$ 1 mil do FGTS

FGTS: 40 milhões de trabalhadores poderão realizar o saque emergencial

Projeto de Lei quer liberar saque do FGTS para segundo imóvel

Dessa forma, a medida também permite que o trabalhador use o valor do FGTS para compra de segundo imóvel, inclusive se já tiver usado os recursos da conta anteriormente. De acordo com informações,  os representantes do Conselho Curador do FGTS e da Caixa Econômica, que atua como agente operador do fundo, não aprovam a proposta.

Isso porque, segundo argumento da gerente nacional da Caixa, Rosângela Aparecida Gomes Figueiredo, o objetivo do FGTS é, antes de mais nada, a formação de uma reserva financeira. Ou seja, deve-se sacar o valor apenas em determinadas situações. “Se houver um aumento significativo no volume de saques, isso vai implicar necessariamente diminuição da arrecadação líquida do FGTS e da capacidade de investimento do fundo”, afirmou.

Por outro lado, o autor da medida, o senador Irajá (PSD-TO), argumentou que as informações mencionadas pela gerente nacional da Caixa só mostram a necessidade da autorização do Projeto de Lei. Segundo ele, existe um “marasmo” e “letargia” na política de moradias do país, que pode ser resolvido com a nova medida. Para ele, o PL 2.967/2019 vai possibilitar a construção de cerca de 250 mil casas por ano.

“O FGTS foi criado com um único objetivo: é uma poupança do trabalhador brasileiro. Não é dinheiro do governo, é dinheiro do trabalhador”, finalizou.

A Agência Senado é a fonte das informações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Nopparat Khokthong / Shutterstock.com