Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saúde financeira: teste online ajuda a entender sua situação e dá dicas para melhorar

Veja como fazer o teste e entenda o que sua nota diz sobre sua vida financeira.

0

Você já ouviu falar sobre o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro da Febraban? Na prática, ele faz seu diagnóstico, informando qual é o seu grau de controle e saúde financeira. Para descobrir o seu é bem simples, basta entrar na página do SFB Febraban e responder à pesquisa. Então, para saber mais sobre o teste online e conferir seus resultados, leia a matéria a seguir!

É provável que você também goste:

C6 Bank zera tarifa de abertura de conta global para estes clientes

Quem pode pedir o novo empréstimo do Nubank?

Mega da Virada: PagBank dá 50% de cashback para quem apostar pelo app

Saúde financeira: teste online ajuda a entender sua situação e dá dicas para melhorar

Em primeiro lugar, vale dizer que sua nota é o termômetro de sua saúde financeira. Portanto, a dica é procurar melhorá-la a cada dia. Se você já fez o seu teste, é possível saber um pouco mais sobre sua situação. Em linhas gerais, as notas do I-SFB indicam que, se você está abaixo de 57 pontos, possivelmente está com problemas financeiros.

Já à medida em que o índice sobe, a situação melhora. Mas até mesmo quem já tem uma nota mais elevada poderá melhorar sua saúde financeira com o tempo. Afinal, a ideia é sempre aprender mais e fazer novamente o teste com o tempo para acompanhar a melhora. Desse modo, confira abaixo o que diz sua nota no teste da Febraban;

Se a sua nota for inferior a 60

Então, caso a nota atribuída a você pelo sistema tenha ficado abaixo de 60, isso quer dizer que a situação não está das melhores. Nesse caso, o ideal é ir em busca de ferramentas e conteúdos sobre educação financeira, para conseguir mais controle do seu dinheiro.

Se sua nota for 61 ou acima

Nesse caso, a Febraban dividiu sua saúde financeira em quatro dimensões: habilidade, comportamento, segurança e liberdade financeira. Assim, a ideia é que você consiga focar nas mais relevantes no momento, e desenvolver-se cada vez mais. Veja, abaixo, o que cada uma significa.

  • Habilidade financeira: capacidade de tomar decisões, buscar e compreender informações sobre o tema.
  • Comportamento financeiro: ter disciplina e controle da saúde financeira. Saber cumprir metas, evitar gastos excessivos e saber poupar.
  • Segurança financeira: capacidade de cumprir as obrigações e sentir-se seguro em relação às suas decisões.
  • Liberdade financeira: poder fazer escolhas que permitam aproveitar melhor a vida agora e no futuro.
  • Enfim, confira as notas que você obteve em cada uma dessas dimensões no site indice.febraban.org.br. Se elas forem próximas ou estiverem abaixo da média nacional, isso significa que você deve focar sua atenção nessas áreas para melhorar a sua saúde financeira. 😉

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -