Você pode até não ter ouvido falar até agora, mas o Score de crédito pode facilitar ou dificultar a sua vida quando precisar comprar algo à prazo. O Score de crédito é uma pontuação que é utilizada pelas instituições financeiras. Com ele,  é possível analisar a capacidade de pagamento de determinado indivíduo antes de conceder um crédito, como um empréstimo ou financiamento, e até na liberação do cartão de crédito. Continue a leitura deste post e entenda como funciona.

Leia também:

Justiça determina cancelamento dos cartões de crédito de devedores.

Itáu lança plataforma ‘Por Dentro’ para aumentar o uso dos canais digitais.

Confira quais cartões de crédito que não fazem consulta ao SPC/Serasa

Score pode facilitar ou dificultar a liberação de crédito aos consumidores

As empresas Serasa Experian e Boa Vista SCPC possuem bancos de dados próprios e analisam as suas informações e histórico de pagamentos. Com isso, elas calculam a sua pontuação, que compreende-se entre 0 e 1.000 pontos. Ou seja, quanto maior, você possui mais capacidade de pagamento e menor risco de causar um prejuízo às instituições que concederem crédito.

Resumidamente falando, o Score é um indicador que informa o risco das pessoas não pagarem as suas contas em dia nos próximos 12 meses. Essa conta é feita levando em consideração o que foi pago nos últimos meses, bem como todos os gastos com cartões, empréstimos, financiamentos e considerando o cadastro positivo. O Cadastro Positivo possibilita na maioria das vezes que o consumidor mostre que sempre paga as suas contas em dia. Contudo, ele não leva em consideração o salário de cada um. Portanto, pessoas que ganham muito podem ter índices baixos.

Portanto, de acordo com a pontuação do seu Score, as empresas poderão negar crédito e impedir você de conseguir crédito. Isto inclui aquele sonhado crédito imobiliário, o financiamento de um carro, por exemplo. Ou ainda, simplesmente na solicitação do seu cartão de crédito.

De acordo com a Serasa Consumidor, um Score entre 700 e 1.000 é considerado de bom a ótimo. Contudo, entre 300 e 700, a pontuação é média e poderá interferir na oferta de crédito do mercado. Abaixo de 300 é baixo, e o consumidor não é considerado um bom pagador. Portanto, poderá ter todos os seus pedidos de crédito negados.

Fique atento, confira o seu Score e leia aqui neste artigo algumas dicas para levantar a sua pontuação.

Gostou da notícia?

Siga-nos em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.