Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SCR é um órgão de restrição de crédito?

0

Quem faz uma compra no cartão de crédito e parcela, pode encontrar as informações sobre os seus pagamentos no SCR. Entretanto, o que isso significa? Será que isso acarreta em alguma pendência financeira, ou pior: na inadimplência do seu nome? Descubra a seguir.

O que o índice Ibovespa significa?

SCR é um órgão de restrição de crédito?

SCR é a sigla de Sistema de Informações de Crédito, e se trata de um sistema que contém informações sobre as operações de crédito, tais como empréstimos e financiamentos. Além disso, ele mostra os limites de crédito disponibilizados aos clientes, pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Na prática, o sistema funciona como um currículo atualizado todos os meses pelas instituições, com as suas informações de crédito acima de R$ 200. E aqui, inclui tanto as operações a vencer, quanto as vencidas – em atraso. Em suma, não há como excluir ou alterar algum dado antigo. Entretanto, é possível atualizar as informações conforme os novos pagamentos forem feitos.

Além de disponibilizar informações sobre as operações de crédito, o SCR também pode ser usado para que outras instituições consultem as informações de crédito de uma pessoa, e analisem o risco de liberar crédito para elas. Sendo assim, o SCR não é uma lista de restrições. Ou seja, a lista do SCR não significa que você não consegue pagar o seu crédito, ou que está no SPC.

Inclusive, o SCR pode ser uma forma de aumentar as suas chances de conseguir crédito e outros produtos em instituições com as quais você ainda não tem um relacionamento. E diferente do Serasa, SPC e Boa Vista, o SCR não é um órgão de proteção ao crédito em que o CPF da pessoa é apontado. O sistema simplesmente anota e reune as informações.

Como consultar o sistema?

Para consultar o SCR, é necessário acessar o Registrato (Extrato do Registro de Informações), sistema que oferece aos cidadãos, as informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central. Ademais, também é possível consultar as informações em contato com as Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou via correspondência.

Por fim, vale ressaltar que você, o Banco Central e as instituições financeiras, podem consultar os dados do seu SCR, desde que com o seu consentimento. Dessa forma, é fundamental ler os termos e as condições apresentadas antes de contratar algum produto ou serviço. Além disso, o sistema oferece o acesso às informações dos últimos 2 anos.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.