Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se excluir a conta do Caixa Tem, continua descontando o consignado do Bolsa Família?

A conta do Caixa Tem oferece todas as informações financeiras e serviços sobre os valores do Bolsa Família. Saiba mais!

No ano passado, o Governo Federal lançou o empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil para os beneficiários do programa. Assim sendo, as prestações da contratação eram descontadas diretamente sobre o valor do benefício a cada mês. Com a mudança na gestão federal, a modalidade de crédito foi suspensa. 

No entanto, os brasileiros que optaram pela linha seguem com os abatimentos na folha do auxílio, mesmo com as mudanças do programa para o novo Bolsa Família. Nesse sentido, como o acesso se dá por meio do Caixa Tem, algumas pessoas têm se questionado sobre a possibilidade de deixar de pagar a dívida contraída. 

Assim, em grupos do Facebook, os beneficiários do programa social perguntam se a exclusão da conta do Caixa Tem interfere nos descontos das parcelas do empréstimo consignado do antigo Auxílio Brasil, agora Bolsa Família.

Pagamento do consignado

Independentemente da conta no Caixa Tem, as famílias que contraíram a dívida com o consignado do Auxílio Brasil precisam pagar por ela. Ou seja, os descontos nos benefícios a cada mês continuam normalmente, de acordo com o que foi fechado no contrato com a instituição financeira. 

Além disso, nesse mesmo sentido, os brasileiros que perdem acesso ao benefício e ainda têm parcelas a pagar do empréstimo, também necessitam arcar com a dívida da mesma forma. Assim como qualquer outra pendência, as instituições passam a cobrar juros e o valor final aumenta em caso de atrasos no pagamento.

Veja também: Confira as taxas do consignado do INSS após publicação do CNPS

Mudança no valor do Caixa Tem 

O novo Bolsa Família disponibiliza novos valores às famílias atendidas. Dessa forma, o valor no Caixa Tem é diferente, quando comparado com as quantias pagas no ano passado pelo Auxílio Brasil. Com isso, muitos beneficiários conseguem ampliar o valor do auxílio, de acordo com a composição familiar. 

Mesmo assim, caso tenha contratado o consignado do Auxílio Brasil, as parcelas acordadas continuarão sendo descontadas normalmente, até a quitação da dívida completa. Por isso, excluir a conta no Caixa Tem não é uma opção.

Mão segurando celular com app Caixa Tem aberto. Ao fundo, notas brasileiras embaçadas
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Imagem: rafapress/shutterstock.com