Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segredos do INSS que você não sabia até agora; confira

Caso você não saiba, existem alguns segredos que o INSS não te conta e que podem fazer toda a diferença na aposentadoria. Veja mais detalhes!

Caso você não saiba, existem alguns segredos que o INSS não te conta e que podem fazer toda a diferença na aposentadoria. Hoje veremos mais a fundo alguns e como você pode utilizá-los ao seu favor.

Em alguns casos, a autarquia comete erros nas solicitações de aposentadoria, impactando sobre os valores recebidos. Dessa maneira, em algumas dessas ocorrências é possível que o beneficiário consiga reverter a situação e receber um valor ainda maior. Continue a leitura para saber mais.

Principais casos onde pode haver erros na apuração do INSS

Aplicativo do INSS em smartphone de usuário.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Alguns dos casos onde o beneficiário pode pedir uma revisão sobre a sua aposentadoria são mais comuns do que parecem. Portanto, são eles:

  • Trabalho em atividade com periculosidade ou insalubre;
  • Período trabalhado sem registro;
  • Trabalho rural antes de 1991;
  • Tempo servido no exército; e
  • Contribuições paga em atraso.

Caso no momento de solicitação da sua aposentadoria junto ao INSS alguma das situações acima não tenha sido levada em consideração, é possível recorrer. Dessa maneira, faz-se necessária a apresentação de documentos que comprovem o período trabalhado ou função exercida.

Como recorrer nos casos citados

Nos casos citados acima, o beneficiário do INSS tem o direito de entrar com um pedido para a revisão do seu benefício. Sendo assim, é necessário que haja uma solicitação junto à autarquia para verificar os comprovantes referentes às práticas citadas.

Veja também: É possível ser parceiro da Shopee e faturar uma grana extra com isso; entenda como

Desse modo, com o pedido aberto e a revisão do benefício levando em consideração qualquer uma das situações acima, o beneficiário pode receber um valor ainda maior. Portanto, garantindo um benefício ajustado de acordo com as atividades exercidas.

Solicitando a revisão do benefício do INSS

O pedido pode ser realizado diretamente de forma presencial ou através dos canais de atendimento da autarquia. Dessa forma, tornando o processo válido e a avaliação das novas contribuições para implementação no valor pago ao beneficiário.

Contudo, reforçamos que é necessário o acompanhamento de um advogado previdenciário para que não ocorram problemas. Isso porque, em alguns casos, a falta de documentos pode afetar negativamente no benefício já recebido.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com