Segurados do INSS possuem direitos extras e nem imaginam; confira
Saiba mais sobre os direitos extras que aposentados do INSS tem e não sabem. Um deles está relacionado ao aumento do valor!
Quem é aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui direitos extras, que muitas vezes são desconhecidos por seus beneficiários. Além do valor mensal pago para a aposentadoria, o segurado possui vantagens referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e plano de saúde, por exemplo.
Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para reivindicá-los. Por isso, contamos um pouco mais sobre o que o aposentado pode conseguir além do valor de aposentadoria, e outros benefícios já garantidos pelo INSS.
Direitos extras para segurados do INSS

Aqueles que contribuíram conforme as normas do INSS possuem direito a uma renda mensal, de acordo com o salário que ganhavam enquanto economicamente ativos. No entanto, o aposentado também tem alguns direitos extras, que às vezes não chegam ao seu conhecimento. Alguns deles são:
- Saque do valor completo do FGTS para quem continua trabalhando na mesma empresa;
- Isenção de pagamento das parcelas restantes do financiamento de imóvel, em caso de invalidez permanente;
- Revisão de erros de contribuição antes de completar 10 anos recebendo o benefício;
- Prioridade em processos na justiça e na retificação do Imposto de Renda;
- Acesso ao mesmo plano de saúde que tinha na empresa anterior;
- Aumento de 25% do valor de aposentadoria e de auxílios correlacionados do INSS, para casos de invalidez;
- Receber auxílio complementar (BPC LOAS) em caso de deficiência;
- Reivindicar pensão dos filhos na justiça, em caso de necessidade.
Além dos benefícios mencionados, o aposentado também tem direito a livre transporte estadual e interestadual, por meio da gratuidade. Nesse caso, a idade para conseguir o benefício varia entre 60 a 65 anos, dependendo da localidade.
Veja também:
Ônibus, trens e metrôs serão gratuitos no domingo (05); saiba mais
Instituto assegura benefícios
Quem contribui ao INSS possui direitos regulares antes mesmo da aposentadoria, podendo usufruir dentro do seu tempo de contribuição. Alguns deles são o auxílio em caso de doença ou acidente e a licença-maternidade de 120 dias.
Portanto, para acessar os seus benefícios e direitos extras da aposentadoria, o trabalhador precisa garantir a sua condição de segurado do INSS. Para isso, deve se atentar sobre a sua contribuição mensal ao instituto, e garantir que não haja nenhum erro para a perda da condição.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com