Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro-desemprego é liberado para quem trabalhou somente 6 meses?

O seguro-desemprego é um direito dos trabalhadores brasileiros, mas alguns critérios são exigidos para a liberação. Entenda!

Se o contratante te demitiu do seu trabalho sem justa causa e você está preocupado em como fazer suas despesas sem um salário, não se preocupe. O seguro-desemprego está aí para te ajudar nesta transição enquanto você busca um novo posto de trabalho. Mas, você sabe em quanto tempo pode receber esse benefício e como solicitar?

O seguro-desemprego é um benefício social garantido pelo governo para auxiliar financeiramente o trabalhador que perdeu o emprego sem justa causa. Acima de tudo, é importante lembrar que é um direito dos trabalhadores.

Em quanto tempo posso começar a receber o seguro-desemprego?

Para a primeira solicitação de seguro-desemprego, o trabalhador precisa de um tempo laboral formal de pelo menos, 12 meses consecutivos antes do desligamento. No entanto, a partir da segunda solicitação, o tempo de trabalho necessário cai para 6 meses. 

Veja também:

Afinal, o que é necessário para comprovar dependência econômica ao INSS?

Isso significa que, mesmo que você tenha trabalhado por apenas 3 meses em sua última colocação, ainda é possível receber o benefício se já tiver solicitado antes.  Além disso, vale lembrar que no segundo pedido de seguro, quem trabalhou por 9 meses tem direito a receber 3 parcelas do benefício. 

É claro que a concessão desse benefício vem com algumas condições. Nesse sentido, o trabalhador deve evitar situações como: apresentação de informações falsas para conseguir o seguro, fraudar a rescisão contratual, começar a receber benefícios previdenciários ou conseguir um novo emprego.

Na imagem, mulher segurando uma carteira de trabalho com notas de 100 reais dentro
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Solicitação de revisão 

Se por algum motivo você acredita que seu seguro-desemprego foi cancelado injustamente, ou se você acha que tem direito a um valor maior do que o que foi concedido, é possível solicitar uma revisão do benefício. 

Para isso, você pode ir ao portal do governo ou usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e fornecer a documentação necessária para justificar sua solicitação. Desse modo, é importante manter os documentos acessíveis para facilitar esse processo quando necessário.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com