Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo investiga farmácias por uso de dados dos clientes em troca de descontos

Para o órgão, falta transparência no processo de obtenção e tratamento de dados

A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, decidiu investigar cinco das principais redes de drogarias do país. O motivo seriam indícios de uma possível violação de proteção de dados dos consumidores atendidos. Contudo, para o órgão, faltaria transparência no processo de obtenção e tratamento de dados pessoais fornecidas às empresas pelos seus clientes. Então, para saber mais, confira a seguir.

Senacon investiga redes de farmácias por uso de dados dos clientes para descontos

Dessa forma, as drogarias investigadas são: Raia Drogasil, Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo, Pague Menos e Panvel. Todas elas terão até dez dias para prestar esclarecimentos à Senacon. Neste momento, a Secretaria já enviou as notificações, juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com a Senacon, o fornecimento de informações pessoais, como o CPF, condicionado a desconto no produto ou no serviço que está sendo oferecido, é uma das justificativas para a abertura da investigação. Portanto, em muitos casos, o cliente nem sabe como as drogarias estão utilizando estes dados.

Por fim, o órgão também diz se preocupar com informações provenientes de planos de saúde e convênios com associações e entidades de classe. Assim, a Senacon quer saber como se dão as relações que envolvam o compartilhamento de dados entre as drogarias, os laboratórios e os consultórios médicos. Anteriormente, procons e outras entidades de defesa do consumidor já aplicaram sanções a drogarias em alguns estados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tero Vesalainen/shutterstock.com