Sabe quando você solicita um empréstimo ou financiamento? A entidade responsável costuma realizar uma análise de “perfil” para avaliar as chances de inadimplência envolvidas na transação. Portanto, além de analisar supostos negativações no CPF, cada indivíduo possui um “currículo”, que é uma pontuação de 0 a 1.000, sendo este último o melhor nível.  Uma dúvida muito frequente é se o fato de solicitar cartão de crédito pode impactar no seu score. Ademais, continue a leitura e descubra logo a seguir!

Leia também:

Como se aposentar ganhando R$ 20.000 por mês.

Como solicitar o Cartão das Casas Bahia? Vale a pena?

Salário mínimo em 2019 poderá superar R$ 1006,00.

Será que solicitar cartão de crédito derruba o Score?

Fatores que interferem no score

Os principais fatores analisados para pontuação são: idade, salário, estado civil e histórico de pagamentos anteriores. Sendo assim, manter seus dados atualizados, pagar as contas em dia e solicitar empréstimos condizentes com sua renda, o fazem um consumidor “consciente”. Consequentemente, isso aumenta consideravelmente as suas chances de sucesso nestes pedidos.

Todavia, existem alguns “mitos” a respeito da análise, e dentre eles, os mais conhecidos são:

  • A consulta do seu score afeta a pontuação. – Isso é mentira, qualquer pessoa pode ter acesso a tal informação sem impactar na “reputação”.
  • Todo o histórico financeiro está disponível. –  isso não ocorre, pois, após 5 anos, as dívidas prescrevem.
  • Só informações negativas são registradas. – Isto é falso. Afinal, o pagamento adiantado de contas pode impactar positivamente e aumentar a pontuação.

Solicitar cartão de crédito prejudica o Score?

O uso do cartão de crédito não impacta no score, mas sim, a forma com que ele é utilizado. Como exposto anteriormente, o score é um “currículo” do consumidor, e por esse motivo, o que pesa são os usos de créditos e benefícios concedidos. Ou seja, quanto mais você utilizar corretamente seu cartão de crédito, pagando as faturas em dia, pode aumentar o seu score de crédito.

Entretanto, o que realmente pode impactar negativamente no seu score é atrasar o pagamento da fatura ou estar sempre solicitando novos cartões. Isso é importantíssimo, pois se você fizer reiteradas tentativas de crédito no mercado, o seu score vai diminuindo drasticamente. Isso acontece, pois o mercado entende que você precisa de crédito no mercado e não tem condições de comprar à vista.

Sendo assim, todo cuidado é pouco. Por fim, gastar apenas o que é possível e de forma consciente, e ainda solicitar novos cartões com pelo menos um espaço de tempo fará com que seu score volte a subir novamente. Com isso, finalmente facilitará a realização de empréstimos e financiamentos.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossas notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos e empréstimos. Bem como tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook