Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa 2.0 está reduzindo score de crédito em massa. O que faz perder pontos?

Confira mais sobre por que o Serasa está diminuindo pontos de seus usuários.

0

Desde o dia 26 de maio, os brasileiros começaram a ter acesso à nova pontuação de crédito da Serasa, o Serasa Score 2.0. Segundo a Serasa, o sistema foi reformulado para acompanhar o atual momento financeiro do país. Além disso, neste novo modelo, a ideia é que o cálculo passe a atribuir ainda mais peso aos bons hábitos financeiros e informações do Cadastro Positivo, que mostra o histórico de pagamentos, como cartão de crédito, empréstimos, limite de crédito, entre outros.

Mas, recentemente, houve diversos relatos de pessoas que dizem ter seu score de crédito reduzido de uma hora para outra. Mas, afinal, o Serasa 2.0 está reduzindo score de crédito em massa? Quais são os fatores que podem tirar pontos do seu score de crédito? Portanto, para saber a resposta, continue lendo!

Serasa 2.0 está reduzindo score de crédito em massa. O que faz perder pontos?

Então, primeiramente, vale falar de alguns casos em que seu score de crédito pode ser diminuído. O mais óbvio dele, é claro, é no caso de você possuir alguma dívida no mercado. Assim, até que o pagamento seja realizado, seus pontos provavelmente não serão recuperados. Outro caso que pode fazer você perder pontos no score de crédito é a solicitação de crédito.

Dessa forma, se você pede um empréstimo em alguma instituição (ou mais de um empréstimo), a instituição reconhece isso como um hábito financeiro não recomendado e pode tirar pontuação do seu CPF. Nesse caso, o ideal é evitar solicitar empréstimos no mercado. Porém, caso seja necessário, não há muito o que ser feito nesse sentido.

O que fazer caso tenha perdido pontos de forma injustificada?

Contudo, nem sempre as justificativos da Serasa são aceitáveis. Isso porque muitas pessoas vêm reclamando de uma redução de pontos em massa por parte da empresa, e muitas vezes com motivos estranhos. Exemplo disso são pessoas que dizem ter seu score reduzido por terem tido poucas consultas em seu CPF nos últimos anos.

Outro exemplo é quando você está com o Cadastro Positivo inativo ou desativado. Nesse caso, o problema é que, muitas vezes, mesmo com o cadastro ativado, o sistema da Serasa não reconhece e acaba tirando pontos do seu CPF mesmo assim. Se isso ocorrer, o mais indicado é pedir uma revisão da situação para a empresa. 

Por fim, caso você tenha tido seus pontos diminuídos pela Serasa por algum motivo que não corresponde à realidade, você pode abrir uma reclamação. Um dos canais para isso é o canal do Consumidor.gov, do Governo Federal. Outra forma de resolver é entrando em contato com a própria Serasa, em seus canais de atendimento oficiais. Lembre-se de ter em mãos todos os dados e documentos que justifiquem sua reclamação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: TierneyMJ / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...