Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa vai começar a incluir dados que podem ajudar muito mais a subir seu score

Novidade possibilita que brasileiros conectem seu histórico bancário para compor a pontuação de crédito.

A partir de hoje (18), a Serasa permite que os brasileiros contem com novas informações na análise do seu perfil de crédito e na pontuação do Serasa Score. Com a nova solução, que possibilita conectar a conta bancária ao perfil da Serasa, as transações realizadas pelos consumidores como os pagamentos de contas básicas, por exemplo, podem ser consideradas nessas avaliações. A novidade representa uma evolução para o mercado brasileiro, já que dessa forma, as empresas que concedem crédito ou serviços passam a ter informações mais precisas e completas nos seus processos de concessão.

Desde 2017, o Serasa Score (pontuação que as empresas podem usar no momento de conceder crédito) já foi consultado por mais de 63MM de brasileiros de forma gratuita. A pontuação, que vai de 0 a 1.000, indica para o mercado as chances de o consumidor pagar aquela conta nos próximos 6 meses. Para a análise, são considerados dados financeiros como os créditos contratados, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas, tempo de crédito e consultas ao CPF. A partir de agora, mediante a consentimento prévio do consumidor, as movimentações feitas na conta bancária, como os pagamentos de contas básicas (como água, luz, telefone e outras transações bancárias), também podem ser consideradas para a análise da pontuação.

De acordo com Lucas Lopes, diretor da Serasa, a conexão pretende dar aos consumidores maior controle sobre suas vidas financeiras e permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito: “Quanto mais a gente conhece o consumidor e seus hábitos, melhor pode ficar a análise do seu Serasa Score e do seu perfil financeiro. Além de possibilitar um aumento instantâneo na pontuação, a conexão não terá impacto negativo no Score do usuário, beneficiando principalmente as pessoas que não têm acesso ou que não utilizam muito opções de crédito.”, explica.

Outros mercados e segurança dos dados

Segundo Lucas, a ferramenta é novidade no Brasil, mas segue modelos aplicados nos EUA e no Reino Unido: nos EUA, por exemplo, os benefícios ao consumidor são evidentes: 23% das pessoas com o Score considerado “baixo” mudaram de faixa de pontuação a partir da conexão.

A conexão é 100% digital e só acontece mediante o consentimento do usuário: “Levamos em conta todas as camadas de segurança de forma que os dados são utilizados apenas em modo leitura e as informações podem ser adicionadas a partir da conexão da conta bancária pelo site da Serasa”, finaliza o executivo.

Vale ressaltar que a Serasa não coleta e não solicita outras informações que permitem realizar transações com as contas bancárias e cartões, como, por exemplo, número completo do cartão de crédito associado ao código de segurança (CVV) e data de vencimento.

Novo score de crédito da Serasa ajuda a aumentar score de negativados

Passo a passo para a conexão bancária no site da Serasa

Com um ecossistema totalmente focado na experiência do consumidor, a conexão bancária está disponível no site da Serasa e pode ser realizada de acordo com o passo a passo abaixo:

  1. Acesso ao Serasa Score
  2. Introdução e dúvidas comuns
  3. Escolha da conta para conexão
  4. Consentimento da senha/token
  5. Compartilhamento dos dados
  6. Turbo no Serasa Score

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Seu Crédito Digital