Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Servidores do BC suspendem greve até maio

Representantes dos servidores do Banco Central (BC) anunciaram ontem (19) que a categoria decidiu suspender a greve geral até o início do mês de maio. Eles informaram, no entanto, que as paralisações parciais diárias e a operação padrão ainda continuarão sendo realizadas. 

Caso o governo não apresente uma melhor proposta salarial até o dia 2 de maio, os servidores devem retomar a greve a partir do dia seguinte. A categoria tem pressionado o Governo Federal a atender suas reivindicações desde o mês de março.

É provável que você também goste:

Banco Central: deputado quer tornar Pix serviço essencial devido à greve

4 bancos brasileiros ficam entre os 10 mais rentáveis do mundo

Governo ofereceu reajuste salarial de 5% para os servidores

No dia 11 de abril, o Governo Federal decidiu dar um reajuste de 5% a todos os servidores do Executivo. Do ponto de vista dos técnicos e analistas do Banco Central (BC), o aumento é insuficiente.

Os representantes dos servidores falam que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, teria oficialmente apresentado a proposta de aumento de 5% em uma reunião que ocorreu na última segunda-feira (18).

Diante da reação negativa da categoria, Campos Neto se comprometeu a tentar uma proposta melhor junto à Casa Civil. A previsão é que o presidente do BC se reúna com o ministro Ciro Nogueira ainda neste mês de abril.

Vale lembrar que representantes dos servidores do Tesouro Nacional, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal também não ficaram satisfeitos com a proposta de reajuste de 5%.

Servidores do BC sugerem aumento salarial de 27%

Como contraposta, a categoria sugeriu que o aumento salarial de 27% seja concedido somente a partir de julho. Inicialmente, os servidores do BC solicitaram que o reajuste entrasse em vigor ainda no primeiro semestre de 2022.

Em meio à paralisação, o BC tem adiado a divulgação do Boletim Focus, que reúne projeções do mercado financeiro para a economia do país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com