Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 bancos brasileiros ficam entre os 10 mais rentáveis do mundo

A Economatica, provedora de informações financeiras, fez um estudo a respeito da rentabilidade dos grandes bancos, que são aqueles que possuem mais de US$ 100 bilhões em ativos, em 2021. Quatro dos dez primeiros da lista são brasileiros.

É provável que você também goste:

Makro contrata Santander para vender todas as lojas no país

Itaú distribui seu primeiro fundo de criptomoedas

Criador do banco Inter perde metade de sua fortuna

Ranking dos bancos mais rentáveis do mundo

Os dez primeiros no ranking dos bancos mais rentáveis com o maior ROE (Return On Equity – “Retorno Sobre o Patrimônio Líquido”), são:

  • Capital One ( ROE, de 20,4%) – americano;
  • Ally Financial (ROE de 19,3%) – americano;
  • Santander Brasil (ROE 18,9%) – brasileiro;
  • RBC (ROE 17,3%) – canadense;
  • Itaú (ROE 17,3%) – brasileiro;
  • J.P. Morgan (ROE 16,9%) – americano;
  • Banco do Brasil (ROE 15,7%) – brasileiro;
  • Bradesco (ROE 15,2%) – brasileiro;
  • Bank of Nova Scotia (ROE 15,1%) – canadense;
  • SVB Financial (ROE 15,0%) – americano.

O ranking apresenta 39 bancos, sendo 19 dos Estados Unidos, seguidos por Brasil, Canadá e Reino Unido, tendo cada um quatro na lista. Com três bancos cada, aparecem o Japão e a Coreia do Sul, a Espanha e a Índia têm dois e o ranking ainda apresenta outras quatro instituições de países diferentes.

Queda no ROE

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Economatica, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú tiveram uma grande queda no ROE, já Capital One, Ally Financial, J. P. Morgan, SBV Financial e o Santander Brasil tiveram uma alta expressiva.

“É possível observar que a diferença de ROE entre os bancos mais rentáveis e os demais em 2010 era mais distante em termos percentuais, e, atualmente, passaram a convergir para valores aproximados”, explica o estudo.

Os bancos brasileiros no top 10 tiveram uma queda de 6,6 pontos percentuais na rentabilidade em relação a 2010, e fecharam 2021 com 16,5%. A queda maior foi em 2020 devido a pandemia de covid-19, mas em 2021 já voltaram a ter resultados mais favoráveis com 4,4 pontos.

Ainda assim, os quatro bancos brasileiros continuam com retornos maiores que os 19 bancos americanos da lista, que tem o ROE médio de 11,8%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: casa.da.photo / Shutterstock.com