Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Novo benefício: servidores da Saúde têm direito automático a abono e aposentadoria especial

Servidores da Saúde garantem abono de permanência automático com aposentadoria especial, sem requerimento.

Fernanda RamosPor Fernanda Ramos4 min de leitura
médica com um estetoscópio nos ombros e segurando um cofrinho em formato de porquinho, que faz alusão à economia

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente da prevenção e do combate às endemias conquistaram um avanço importante no reconhecimento de seus direitos. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) confirmou uma sentença que assegura a concessão automática do abono de permanência para servidores que tenham cumprido os critérios exigidos para a aposentadoria especial. A decisão representa um marco relevante para a valorização desses trabalhadores e elimina a exigência de um pedido formal para ter acesso ao benefício.

Segundo o juiz federal Wilney Magno de Azevedo Silva, responsável pela sentença original, o abono deve ser concedido a partir do momento em que o servidor comprova administrativamente o direito à aposentadoria, com direito ainda ao pagamento retroativo respeitando o prazo de cinco anos.

Leia mais: Calendário de junho do PIS: saiba quando receber o abono salarial

Reconhecimento sem burocracia: direito adquirido é suficiente

Planos de saúde individuais
Imagem: REDPIXEL.PL / shutterstock.com

Diferente do que defendia a União, o TRF-2 entendeu que o direito ao abono de permanência surge automaticamente assim que o servidor preenche os requisitos legais e opta por continuar na ativa.

“O que a sentença fez foi reconhecer que o direito surge quando preenchidos os requisitos legais, sem necessidade de manifestação expressa do servidor”, afirmou o relator do processo.

Com isso, a comprovação administrativa individual continua necessária, como em qualquer benefício previdenciário, mas a exigência de um requerimento formal para a concessão do abono foi afastada.

Aplicação imediata: União deve pagar retroativos

Com a decisão mantida, a União agora deve efetivar os pagamentos do abono para todos os servidores da saúde preventiva e agentes de combate às endemias que comprovarem administrativamente o preenchimento dos requisitos para a aposentadoria especial.

Além disso, os valores atrasados também devem ser pagos, observando-se o limite do prazo prescricional de cinco anos. A condenação por danos morais coletivos, por outro lado, foi rejeitada pela Justiça.

Entendimento segue jurisprudência do STF

O TRF-2 reforçou que seu entendimento está alinhado com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já pacificou a ideia de que não é necessário requerimento formal para o recebimento do abono de permanência.

“O abono de permanência é incorporado ao patrimônio do servidor assim que este alcança os requisitos para se aposentar e continua trabalhando, optando por permanecer em atividade de forma tácita”, explicou o relator.

Esse posicionamento consolida a proteção ao servidor público e garante mais segurança jurídica para aqueles que optam por continuar contribuindo com o serviço público mesmo após atingir os requisitos para aposentadoria.

União avalia possível conciliação

Procurada, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que foi intimada da decisão judicial e está analisando os próximos passos.

“A União foi intimada da decisão e está analisando a estratégia processual, inclusive sobre eventual solução conciliatória para o feito”, declarou a AGU em nota oficial.

Isso significa que ainda pode haver um acordo para que a implementação do benefício ocorra de forma consensual, evitando novos desdobramentos judiciais.

Quem tem direito ao abono automático?

INSS dinheiro abono
Imagem: artalvesmon – freepik

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A decisão judicial contempla especificamente os agentes de combate às endemias e os servidores da saúde preventiva. Para ter acesso ao benefício, é necessário apenas que o servidor comprove administrativamente que já cumpre os requisitos para a aposentadoria especial e continue em atividade.

A medida representa uma valorização dessas categorias, que atuam frequentemente em condições de risco e com elevada exposição a agentes nocivos à saúde.

Implicações da decisão: mais agilidade e justiça

A eliminação da exigência de requerimento formal representa um avanço para a desburocratização dos direitos previdenciários dos servidores públicos. Ademais, reconhece a importância do trabalho exercido por esses profissionais em áreas de saúde pública fundamentais.

Com o pagamento automático do abono, os servidores não apenas ganham maior segurança quanto ao recebimento de um benefício a que já fazem jus, como também evitam processos morosos e desgastantes para ter seus direitos reconhecidos.

Decisão é exemplo de justiça e valorização

A confirmação da sentença pelo TRF-2 representa uma importante vitória para servidores públicos que dedicam suas carreiras ao bem-estar da população. O reconhecimento automático do abono de permanência, sem a exigência de requerimento formal, confere mais dignidade, agilidade e respeito aos direitos desses profissionais.

A decisão serve de precedente para outras categorias do serviço público que enfrentam situações semelhantes e reforça o papel do Judiciário como garantidor de direitos fundamentais.

Com informações de: EXTRA

Fernanda Ramos

Autor

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com sólida formação em língua portuguesa. Atua na estruturação, revisão e aprimoramento textual dos conteúdos do portal Seu Crédito Digital, garantindo clareza, coesão e qualidade editorial. Apaixonada por comunicação, tem como missão facilitar o acesso à informação com linguagem acessível e confiável.

Topicos relacionados