Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu dinheiro sumiu da conta? Veja como proceder

Saiba o que fazer assim que notar que seu dinheiro sumiu da conta e, caso tenha sofrido fraude, quem deverá ser procurado.

Os sentimentos que uma pessoa tem depois de ter perdido dinheiro somente podem ser comparados aos provocados após verificar-se a conta do banco e notar que a quantia que estava lá sumiu. Ninguém quer passar por isso, principalmente neste período que exige que o consumidor desembolse mais valores para comprar itens essenciais.

Não é difícil encontrar alguém que possui conta em uma instituição financeira e que faz questão de administrar o que entra e sai dela. No entanto, pode acontecer de o dinheiro que estava na conta simplesmente sumir, deixando o dono dele sem saber o que fazer. Felizmente, há passos que devem ser seguidos após notar-se o desaparecimento dos recursos. Confira!

Dinheiro sumiu da conta? Saiba o que deve ser feito

Antes de mais nada, é importante destacar que o sumiço de dinheiro da conta não é algo que acontece uma vez por ano, com pessoas selecionadas. Isso pode acontecer com clientes de diversos bancos, até mesmo os digitais.

Há inúmeros reclamações sobre dinheiro que sumiu da conta, sem motivos aparentes nos primeiros minutos da descoberta. No entanto, na maioria das vezes isso ocorre após uma transferência, um resgate de investimento ou até em pagamento de recebíveis.

Dessa forma, assim que notar que o dinheiro sumiu de sua conta, o titular deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento da instituição. É importante que ele guarde comprovantes de transações suspeitas e das conversas que tiver com o banco.

Se o problema não for resolvido dentro do prazo estabelecido, deve-se procurar plataformas oficiais como o Procon do estado que reside ou o portal Consumidor.gov, ou até mesmo deixar uma reclamação no site Reclame Aqui.

Você deve verificar se o dinheiro sumiu da conta devido à uma fraude bancária

Ninguém perder dinheiro (ou esquecer que ele existe), independente se estava guardado no bolso da calça, embaixo do colchão, reservado em um banco, entre outros. Algo que é importante ressaltar é a possibilidade do cliente ter sofrido uma fraude bancária, o que justificaria o sumiço dos recursos na conta. 

Assim que notar que pode ter sido vítima de fraude bancária, a pessoa deve contatar o banco para avisar sobre o ocorrido e fazer um boletim de ocorrência na delegacia, apresentando todos os dados da situação. De todo modo, se o valor não for devolvido, o cliente deve procurar um advogado para ingressar na via judicial. É um direito da pessoa, caso seja comprovada a fraude, receber o dinheiro de volta.

Imagem: fizkes / shutterstock.com