Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Talvez você tenha dinheiro perdido e nem sabe: Nubank explica onde encontrar

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Antes de mais nada, o convidamos a fazer algo: pare para pensar se não existe a possibilidade de você ter dinheiro perdido, espalhado por aí. Não ache estranho o nosso pedido, pois isso pode acontecer, e o Nubank explica onde encontrar a grana esquecida. Quer descobrir como localizar seu dinheiro esquecido utilizando o “mapa do tesouro” da fintech? Confira!

Não perca as oportunidades de sacar dinheiro perdido

A possibilidade de ter um dinheiro, mas não ter ideia de onde ele está, ou simplesmente não ter noção de que existem valores perdidos por aí, é algo que aterroriza muitas pessoas. Isso porque, em alguns casos, a quantia armazenada em um determinado espaço só fica disponível até certo dia e muitas vezes nem chega nas mãos de seu dono.

Mas fique tranquilo, pois nesta matéria você poderá descobrir onde seu dinheiro pode estar “parado”, só esperando que o dono apareça para movimentá-lo. Acontece que o Nubank, pensando nas pessoas que pulam de alegria quando acham valores no bolso da calça ou em algum cômodo de casa, explica onde encontrar uma grana abandonada.

Nubank explica onde encontrar dinheiro perdido

Atrasados do INSS

Os atrasados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) são os valores “extras” pagos após a revisão de benefícios. Caso você tenha solicitado uma revisão, consulte agora mesmo a área de precatórios dos sites do Tribunais Regionais de acordo com a região. Verifique a situação e descubra se não existe algum dinheiro esquecido esperando por você.

Cashback

O cashback tem crescido nos últimos anos. A palavra em português significa dinheiro de volta. E é exatamente o que acontece quando uma parte do valor gasto em uma compra retorna para o consumidor.

Os valores podem ser do cartão de crédito do Nubank, como ocorre no programa de pontos da fintech, chamado Ultravioleta, ou de alguma outra plataforma. Por isso, dê uma olhada no aplicativo do banco para checar se você não tem cashback o aguardando.

Créditos de nota fiscal

Já foi a uma loja e, na hora de pagar pelo produto, o atendente perguntou se você queria o CPF na nota fiscal? Obviamente, essa prática lhe dará maior segurança caso seja necessário trocar o item, por exemplo. Porém, existe a possibilidade de ganhar uma grana com isso.

Diversos estados possuem programas que geram créditos para os consumidores que informam o CPF na emissão de notas fiscais. Sendo assim, fique atento, pois pode ser que tenha algum valor esperando por você. 

Assim como trouxemos acima, é comum que valores sejam concedidos às pessoas durante um determinado prazo. É o que ocorre com os créditos de nota fiscal, que têm prazo para serem liberados e sacados.

Contas antigas “esquecidas”

Você já realizou a abertura de contas em diversos bancos e nunca mais usou? Se a resposta for sim, não demore muito: confira se não tem dinheiro parado. Inclusive, o Sistema Valores a Receber do Banco Central (BC) foi criado para devolver quantias esquecidas em instituições financeiras. Saiba mais clicando aqui.

FGTS

Os trabalhadores têm acesso a diversos tipos de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como o saque extraordinário e o saque-aniversário, entre outros. Embora os valores sejam retirados de um mesmo fundo, as opções de saque não são iguais e cada uma tem sua particularidade.

Fique atento, pois o FGTS é um direito seu. Ainda que existam regras para o saque, baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS) ou acesse o site do fundo para verificar se não há valores aguardando que o proprietário realize a retirada. 

PIS/Pasep

Constantemente, nós, do Seu Crédito Digital, publicamos matérias falando sobre o PIS/Pasep, que tem milhões de reais esquecidos por seus donos. Para se ter uma ideia do grau de “esquecimento”, existem cotas de trabalhadores de 1971 que ainda não foram retiradas.

Esperamos que você não seja um desses trabalhadores que se esqueceram de sacar o PIS/Pasep. Verifique no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) se não há algum abono abandonado. No caso do saque do abono do PIS/Pasep de 2019, é necessário solicitar a retirada por meio de uma requisição.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com