Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sistema do DOC e TEC será encerrado oficialmente nesta quinta-feira (29)

Descubra porque a Febraban descontinuou o DOC e a TEC após 40 anos de uso e como o Pix se tornou a alternativa preferida para transferências!

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) confirmou que a partir desta quinta-feira (29), o DOC (Documento de Ordem de Crédito) será definitivamente descontinuado. Esta é uma das formas de transferência que marcaram várias gerações. Além disso, a operação TEC (Transferência Especial de Crédito), destinada ao pagamento de benefícios aos funcionários por empresas, também será finalizada.

Segundo a Febraban, a decisão de extinguir essas duas modalidades de pagamento decorre da perda do interesse dos clientes brasileiros em usá-las. Sendo assim, de acordo com a federação, os clientes preferem usar o Pix. Isso principalmente devido a ser instantâneo, gratuito e por não apresentar limites significativos no valor das transações.

Comparação entre DOC, TEC e Pix

Moedas de dinheiro saindo de uma carteira e entrando em outra representando transferência via DOC
Imagem: N ON NE ON/shutterstock.com

Tanto a TEC quanto o DOC tinham um limite máximo de transação de R$ 4.999,99 e podiam ter agendamentos para transferir dinheiro para outra conta, até de bancos diferentes. No caso do DOC, a efetivação da transação ocorria um dia após o banco receber a ordem de transferência.

Assim, com a TEC, realizava-se a transferência até o final do dia. Já o Pix permite transferências imediatas e ajuste dos limites de valor pelo correntista, embora existam restrições noturnas de movimentação.

Veja também:

Governo Lula pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS; saiba mais

Um levantamento feito pela Febraban indicou que as transações via DOC representaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas em 2023, totalizando 18,3 milhões de operações. Isso coloca o DOC muito atrás de formas de pagamento como cheques, TED, boletos, cartões de débito e crédito e, é claro, o Pix, que registrou impressionantes 17,6 bilhões de transações no mesmo período.

Futuro dos pagamentos

A descontinuação do DOC e da TEC começou em 15 de janeiro de 2023 e as transações puderam ser agendadas até 29 de fevereiro de 2023, quando ambos os sistemas foram oficialmente encerrados. Porém, por enquanto, a TED (Transferência Eletrônica Disponível) continua sendo uma opção para transferências interbancárias.

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital