Recentemente, a Boa Vista fez um estudo inédito sobre o auxílio emergencial do governo federal. De acordo com o levantamento, feito com 1300 entrevistados, 56% disseram ter direito ao auxílio, sendo que 75% destes fizeram o pedido do benefício. Dentre eles, 77% receberam as primeiras parcelas, enquanto 31% afirmaram que mais de uma pessoa da casa têm direito ao auxílio. Por outro lado, 23% dos solicitantes ainda não tiveram o Auxilio Emergencial aprovado e não ganharam nenhuma parcela do benefício.

É provável que você também goste:

Calendário oficial das próximas parcelas do Auxílio Emergencial é divulgado

Como serão pagas as próximas parcelas do Auxílio Emergencial para beneficiários do Bolsa Família?

Alunos de escola pública poderão ganhar auxílio inclusão digital

Motivos pelos quais o Auxílio Emergencial ainda não foi aprovado

Entre os 23% dos entrevistados que ainda não receberam as parcelas do auxílio emergencial, a maioria (76%) ainda tem esperança de recebê-lo. Quando questionados sobre o motivo de ainda não terem recebido os valores, 33% disseram que estão com a análise do pedido pendente, 18% devido ao cadastro desatualizado e 14% por conta de problemas com o aplicativo/internet. Veja os dados mais claramente conforme ilustra o gráfico abaixo.

grafico auxilio emergencial Boa Vista

Imagem: Boa Vista

Aproximadamente nove em cada dez entrevistados (92%) que recebem o auxílio são a favor e já contam com a extensão do auxílio, que a princípio seria pago três vezes, mas foi prorrogado, recentemente, por mais dois meses pelo governo federal.

Sobre a percepção financeira atual em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19, 60% dos entrevistados se consideram muito ou mais ou menos endividados, e 40% pouco endividados. 90% acreditam que a vida financeira está pior que no ano passado. 68% consideram que a situação financeira voltará ao normal em até um ano, ao passo que o restante (32%) acreditam que a melhora levará mais de um ano.

Consumidor Positivo

A Boa Vista oferece diversos serviços gratuitos ao consumidor que deseja limpar seu nome e organizar as finanças por meio do seu site www.consumidorpositivo.com.br. No portal, o consumidor pode checar seu score de crédito, verificar se há dívidas registradas em seu CPF, de quais valores e credores, baixar materiais de apoio para organização da vida financeira, como planilhas e cartilhas, além de ter acesso a dicas de educação financeira e do Cadastro Positivo.

Esses e outros dados da pesquisa também estão ilustrados em forma de infográfico.

Metodologia

A pesquisa sobre o Auxílio Emergencial foi realizada pela Boa Vista, no último mês de junho, com cerca de 1300 pessoas, representantes das diferentes regiões do País e classes sociais. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: fizkes, via Shutterstock.

Sobre o Autor

Jadre Marques Duarte Junior

Redator-chefe

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.

Ver todos os artigos