Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Starbucks faliu? Entenda crise da empresa e o que está acontecendo

Saiba se a Starbucks faliu e a crise que envolve a marca no Brasil; entenda o que está acontecendo com a cafeteria.

Nos últimos dias circulam na mídia notícias dizendo que a Starbucks faliu e que a empresa está em crise. Entretanto, muitas pessoas estão ficando confusas com a situação, afinal, a famosa cafeteria tem problemas financeiros no mundo inteiro ou só no Brasil?

Primeiro, precisamos explicar como a Starbucks funciona. A empresa americana vende licenças para que outras empresas possam usar a sua marca. Dessa forma, no Brasil, a SouthRock Capital possui a licença da cafeteria e de outras redes de restaurantes famosos, como o Subway.

O que acontece é que a SouthRock está passando por uma grave situação financeira. Atualmente, a empresa possui uma dívida de mais de R$ 1,8 bilhão e tem dificuldade de conseguir crédito no mercado. Além disso, ela perdeu a licença da cafeteria por falta de pagamento, o que gerou as notícias de que a Starbucks faliu e sobre a crise.

Starbucks ainda não faliu e é ponto positivo na crise

A SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial no dia 31 de outubro. De acordo com o documento, as lojas da Starbucks possuem uma receita anual de R$ 50 milhões e são parte importante dos ganhos da empresa. Assim, essa marca é parte essencial do plano de recuperação.

Então, pode-se dizer que a Starbucks não faliu, mas a empresa que tinha a sua licença está em crise e entrou com um pedido para suspender a execução das suas dívidas. Dessa forma, ela tenta encontrar formas para voltar a se restabelecer.

Letreiro de uma das lojas Starbucks.
Imagem: Grand Warszawski / shutterstock.com

Pedido de perícia

O juiz que analisa o pedido da SouthRock pediu uma perícia nos documentos entregues e sobre a real situação financeira da empresa. A Justiça, então, não aceitou o pedido de recuperação judicial da empresa. Portanto, a crise pode fazer com que a Starbucks deixe de atuar no Brasil, não falir.

Isso porque sem a licença, a empresa não pode usar a marca americana para vender seus produtos. Consequentemente, caso ela não consiga a licença novamente ou outro negócio assuma essa licença, as lojas da Starbucks podem deixar de atuar.

Imagem: Grand Warszawski / shutterstock.com