Sua agência bancária NÃO abrirá amanhã (2); entenda motivo
Sua agência bancária não abrirá na próxima quinta-feira (2), assim com outras instituições. Saiba mais informações!
Os brasileiros precisam ficar atentos na próxima quinta-feira (2). Diversos estabelecimentos terão seus horários de funcionamento alterados. Além disso, a sua agência bancária também não abrirá, por exemplo.
O dia 2 de novembro marca o Dia de Finados em solo brasileiro. Portanto, por ser um feriado nacional, agências e outros tipos de instituições operam de maneira diferente dos demais dias úteis. Leia mais na sequência.
Agências bancárias não abrirão no dia 2

Os feriados afetam os bancos através de uma resolução do Conselho Monetário Nacional. Dessa forma, quando há feriados nacionais, o órgão não os considera como dias úteis bancários e, assim, permanecerão fechados amanhã (2).
Vale destacar que a sua agência abrirá normalmente no dia 3, já que os bancos não fazem emendas de feriado. Ademais, nos dias 4 e 5 de novembro, em decorrência do fim de semana, as instituições financeiras permanecerão fechadas, como de costume.
Veja também:
Starbucks perdeu a autorização para operar no Brasil; as lojas serão fechadas?
Caso haja a necessidade, os postos de autoatendimento ficam disponíveis todos os dias durante o horário de atendimento tradicional das agências, como também já é uma prática comum entre os bancos brasileiros.
Como ficarão os pagamentos?
As contas cujas datas de vencimento são o dia 2 de novembro podem ser pagas normalmente na próxima sexta-feira (3). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os tributos já passaram por ajustes em relação ao calendário de feriados nacionais. Assim, não haverá cobrança de juros nos boletos que vencem no dia do feriado de Finados.
Os meios eletrônicos, como sites e aplicativos dos bancos, também são uma alternativa para esse e outros serviços. Além deles, os caixas eletrônicos também ficarão disponíveis nas agências bancárias durante o feriado para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo.
Vale lembrar que outras instituições, como unidades do INSS e a Bolsa de Valores, também não funcionarão durante o feriado. Logo, o atendimento será retomado normalmente no dia 3.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com