Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sua conta de luz pode aumentar por este motivo!

Conta de luz pode aumentar no Brasil nos próximos meses. Sabia o que está por trás desse reajuste na energia.

Brasileiros precisam ficar atentos, já que o valor da conta de luz pode aumentar nos próximos meses. O motivo para isso é a forte seca que atinge a região amazônica, que compromete a capacidade de produção das grandes usinas hidrelétricas e o abastecimento do país.

Com a falta de chuva, os rios batem recordes negativos dos seus níveis de água. Consequentemente, as embarcações não conseguem navegar e as hidrelétricas não podem funcionar. Assim, no dia 04 de outubro, a usina de Santo Antônio (Rondônia) paralisou as suas operações devido à baixa do Rio Madeira.

Nessa situação, o governo precisa ativar as termelétricas, que usam combustíveis fósseis para produzir energia e que possuem um custo maior. Então, o valor da conta de luz pode aumentar para garantir o funcionamento dessas unidades. Saiba mais a seguir.

Conta de luz pode aumentar, mas só no ano que vem

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem condições de manter o abastecimento de energia do país. Desse modo, a conta de luz pode aumentar, mas somente a partir do próximo ano, caso a seca continue.

Ainda, Feitosa afirma que, apesar da queda dos níveis dos rios na Amazônia, os reservatórios do restante do país estão com 67% da sua capacidade. Portanto, eles conseguem manter um nível de produção capaz de atender o Brasil inteiro e ajudar a suprir a eletricidade da região Norte.

Veja também: Passo a passo para desbloquear FGTS revelado; veja como

Lâmpada e moedas sobre uma conta de luz de tarifa social
Imagem: TanitJuno / shutterstock.com

Mudança na bandeira

Diante dessa situação, a conta de luz pode aumentar por meio de uma mudança na bandeira tarifária. Nesse sistema, as bandeiras indicam uma cobrança a mais no valor da energia para compensar a diminuição da produção ou um forte aumento no consumo.

No momento, o Brasil está com uma bandeira verde, que indica que não há nenhum acréscimo no valor da conta. Porém, se as termelétricas ficarem ativas por mais tempo poderá acontecer uma mudança para a bandeira vermelha, na qual há uma cobrança extra pela energia.

Imagem: TanitJuno / shutterstock.com