Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passo a passo para desbloquear FGTS revelado; veja como

Descubra o que você precisa fazer para desbloquear o seu FGTS e ter acesso ao dinheiro que está na sua conta!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem a função de ajudar os trabalhadores em momentos difíceis, e, por isso, o governo permite o saque apenas em situações específicas. Entretanto, não é incomum que esse valor fique indisponível para o trabalhador. Nesse caso, ele tem algumas opções para desbloquear o FGTS.

Antes de saber como desbloquear o FGTS, é necessário saber por que o valor do saldo está indisponível para o trabalhador. Os motivos mais comuns para isso são: saque-aniversário; empréstimo; ordem judicial; pedido do empregador e dados errados. Assim, para cada uma dessas situações, existe uma forma diferente para liberar o dinheiro.

Como desbloquear o FGTS?

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Saque-aniversário: o saque-aniversário é uma modalidade que permite que o trabalhador retire uma parte do saldo de suas contas do FGTS todos os anos, no mês do seu nascimento. Entretanto, ao optar por esse modelo, ele perde o direito a sacar todo o valor da conta em caso de demissão sem justa causa.

Veja também: Nova modalidade do Pix irá gerar economia para empresas; saiba mais

Então, para ter acesso a todo o dinheiro, o titular deve desistir do saque-aniversário e optar pelo saque-rescisão. Além disso, precisa esperar 2 anos para conseguir acessar esse valor novamente.

Empréstimo: atualmente, as instituições financeiras aceitam o saldo do FGTS como garantia de suas linhas de crédito. Portanto, para desbloquear o dinheiro que está preso por esse motivo, o trabalhador precisa quitar o seu empréstimo.

Ordem Judicial: a legislação brasileira permite que a Justiça bloqueie as contas do FGTS de pessoas que estão inadimplentes com a pensão alimentícia. Nesse caso, para acessar o dinheiro da conta, o titular precisa pagar o valor em atraso e aguardar a ordem de liberação da Justiça.

Pedido do empregador: o empregador pode causar o bloqueio das contas do fundo do trabalhador. Na maioria das vezes, o motivo é um pagamento errado que ele fez. Dessa forma, para desbloquear o FGTS, será necessário esperar a análise da Caixa e a resolução do problema.

Dados errados: informações erradas, como nome diferente ou número de documentos com erro de digitação, impedem que o trabalhador tenha acesso ao seu saldo. Então, para liberar o fundo, ele deverá atualizar os seus dados através do aplicativo do FGTS (Android, iOS) ou em uma agência da Caixa.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com