Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sua conta de luz pode sofrer aumento de 25% a partir de hoje. Veja por quê

Depois de fim da taxa extra, Aneel aprova aumento de 25% na energia elétrica

Atenção, brasileiros: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (19) um novo aumento na conta de luz de alguns estados brasileiros. Dessa forma, a energia terá um reajuste para quem mora no Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe. A alta dos valores chega a até 24,85%. A aprovação acontece dias após Jair Bolsonaro antecipar o fim da cobrança extra na conta de luz, a bandeira tarifária de escassez hídrica. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Quem tem direito ao desconto de até 65% na conta de luz?

Conta de luz está mais barata: quanto você vai economizar?

Depois de fim da taxa extra, Aneel aprova aumento de 25% nas contas de luz

Assim, de acordo com o governo, o fim da cobrança extra faria as contas de luz caírem 20%. Contudo, com a autorização da Aneel para os novos aumentos, os preços sobem de novo. O reajuste mais alto entre os estados é de 24,85%, feito pela Enel Distribuição Ceará. Na sequência, vem o da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, com um reajuste de 21,13%.

Vale dizer, também, que para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, também acontece a alta. Nesse caso, o efeito médio sentido será de 20,54%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, será de 21,35%.

Além de tudo isso, o governo também aprovou o reajuste tarifário anual da Neoenergia Cosern, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte. Com isso, as novas tarifas da empresa, responsável pela distribuição de energia a 1,5 milhão de unidades consumidoras, passam a vigorar com reajuste de 19,87% para o consumidor residencial.

Por fim, a combinação do reajuste tarifário aprovado nesta semana com o término da cobrança bandeira escassez hídrica, resultou em um impacto tarifário para o consumidor médio de – 4,11%. Os novos reajustes entram em vigor a partir de hoje, sexta-feira (22).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: lovelyday12 / Shutterstock.com