Na próxima quarta-feira (15), o Sindicato dos Comerciários de Teresina deve realizar uma assembleia a fim de tratar sobre as possibilidades de uma greve nos supermercados em caso de não cumprimento das reivindicações. O setor patronal respondeu às solicitações, contudo, deixou de fora diversos pontos dos trabalhadores.
Assim, nos próximos dias será preciso uma renegociação entre as partes envolvidas a fim de atender às demandas. No entanto, caso não seja alcançado um consenso, o sindicato alega que as chances de paralisação dos supermercados são grandes.
Reivindicações dos trabalhadores
Algumas das reivindicações dos trabalhadores são as seguintes:
- Reajuste nos valores pagos pelos expedientes aos domingos;
- Pagamentos pelos feriados trabalhados;
- Fechamento em datas do Carnaval e na Sexta-Feira Santa;
- Reajuste de 8% no piso salarial;
- Fechamento das lojas no Dia do Comerciário;
- Garantia de Plano de Saúde;
- Ticket de R$ 15.
Falta de acordo e a greve dos supermercados
De acordo com a categoria, diversas discussões foram realizadas com a categoria nos últimos meses. Porém, como citado acima, o setor patronal chegou a responder às solicitações, mas não as contemplou de forma integral. É por isso que as negociações continuam.
Dessa forma, se o cenário permanecer assim, o sindicato deve encaminhar os debates para o Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI). Ainda assim, se nada for resolvido, a paralisação certamente irá atingir os supermercados da região por tempo indeterminado.
Imagem: Kwangmoozaa / Shutterstock.com
